CI

Nelore Hiper Precoce é destaque na Capital do Bezerro de Qualidade

Estarão em oferta 1.500 bezerros e bezerras


O Leilão Bezerros Qualidade 3R e Convidados acontece nesta quarta-feira (11), às 19h30, no Tatersal de Leilões da Acricam, dentro do Parque de Exposições Domingos Rodrigues Ferreira, onde está sendo realizada a Expocam 2011 – Exposição Agropecuária de Camapuã-MS. O evento será chancelado pela Nelore MS, Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore, comprovando a qualidade e procedência dos animais comercializados, e conta com a transmissão do Canal do Boi e realização da Triângulo Leilões.


Estarão em oferta 1.500 bezerros e bezerras altamente selecionados da raça Nelore. Todos os animais da Fazenda 3R, promotora do remate, terão análise de carcaça por ultrassonografia (Pecus) e avaliação do Programa de Melhoramento Genético Embrapa Geneplus. A partir do meio-dia, no espaço destinado à 3R dentro do parque, haverá degustação da carne de bezerros Hiper Precoces, fruto de um abate técnico realizado nos dias 18 e 19 de abril deste ano pela Marca 3R no Frigorí¬co Canaã, em Cassilândia-MS.

Abate técnico e carne diferenciada

“A gente sabia que estava no caminho certo. Víamos os resultados através das avaliações realizadas nos animais. Mas, faltava este abate técnico, que veio comprovar o que nossa seleção preconizava há anos e tínhamos certeza que daria certo. É sim possível obter carne Nelore através de animais abatidos com menos de 12 meses de idade”, afirma de forma entusiasmada o criador Rubens Catenacci, titular da 3R.

E não é por menos, afinal, o que a fazenda conseguiu é um marco na pecuária comercial brasileira. A média dos animais abatidos, entre machos e fêmeas, foi de 10 meses de idade; para se ter uma ideia, 90 dias mais jovens que os classificados como “superprecoces”. E não para por aí. Em um demonstrativo detalhado, Rogério Rosalin, gerente comercial do criatório, destacou números importantes. O rendimento de carcaça dos bezerros (as) da propriedade ficou entre 4,5 e 8,5% maior que o apresentado por bovinos convencionais. Já a margem bruta de lucro chegou, no caso dos machos, a mais de 80% (e quase 50% para as fêmeas), visto que o custo de produção de cada animal foi de R$700,00 e o faturamento no frigorífico com os bezerros alcançou R$1.284,00 por carcaça (1.030,47 para as bezerras).

“Parabenizo a Fazenda 3R pela tecnologia de ponta aplicada à pecuária de corte e ao desenvolvimento da raça Nelore. Carne de qualidade produzida com muito trabalho e gestão empresarial. Melhoramento genético, nutrição balanceada, sanidade e manejo racional; todos os ingredientes necessários à produção de uma carne gourmet, na dosagem certa”, diz Eduardo Pedroso, zootecnista e avaliador das carcaças do abate técnico.


A seleção 3R

A Fazenda 3R sempre esteve entre os primeiros colocados do Ranking do Criador, competição idealizada pela Nelore MS para premiar os melhores da pecuária de corte do Mato Grosso do Sul, incentivando o desenvolvimento da qualidade do rebanho comercial do Estado. Após sucesso comprovado em Camapuã, “Rubinho” apostou em 2009 no crescimento da atividade na região de Alcinópolis, após já estar realizando também trabalhos para o melhoramento do gado em Figueirão, norte do MS.

Além da produção comercial, a Marca 3R também ganha destaque nas pistas de julgamento. Os 25 anos de trabalho de seleção, especialmente lapidados com a utilização da genética ‘Badalada da 3R’, uma das principais matrizes nacionais, recentemente renderam como fruto a sensação do momento da raça Nelore: Bélgica 8 FIV da 3R, Grande Campeã Nacional Expoinel 2010 e também nas principais exposições agropecuárias do país; e que pertence ao time da Rima Agropecuária, de Uberaba-MG.

As informações são da assessoria de imprensa Nelore MS

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.