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Nestlé vai mudar sabor de seu solúvel


A Nestlé do Brasil está investindo R$ 60 milhões para dar ao seu café solúvel o aroma e o sabor de um café torrado e moído. Para isso, a empresa retirou do mercado nacional sua principal marca, o Nescafé Tradição, e o substituiu pelo Nescafé Original. A marca Tradição esteve presente nas prateleiras dos supermercados por 30 anos. "Somos a segunda marca, com participação de 8%. No segmento de solúvel possuímos 70%", afirma Kim Waigel, gerente da unidade de negócios cafés da Nestlé Brasil.

Waigel afirmou que não pretende superar a principal marca de café do Brasil (Pilão), mas que espera aumentar a parcela de solúvel no consumo per capita do País. "O brasileiro consome, em média, 4,5 quilos de café por ano, sendo que a participação do solúvel é de apenas 7%. Um percentual agradável para nós seria de em torno 20%".

De acordo com Waigel, o principal mercado de atuação da nova marca será São Paulo, onde o consumo de café é estimado em 600 xícaras. Com as alterações, Waigel acredita ser possível mudar a forma de consumo do solúvel nas grandes capitais.

As vendas de café da Nestlé no Brasil, em 2002, foram de 9 mil toneladas. Neste ano, é esperado um crescimento superior a 11%. "Vamos crescer dois dígitos, dependendo de como a economia do País vai se portar", declarou Waigel.

O executivo da Nestlé informou que pretende elaborar uma proposta de criação de um selo de qualidade de café para o segmento de solúvel. "Já mantivemos algumas conversas com os diretores da Abic (Associação Brasileira das Indústrias de Café) manifestando nosso interesse. O padrão mínimo de qualidade que a Abic pede em sua proposta de qualidade mínima de café nós já utilizamos há anos e temos certeza que poderíamos receber uma certificação para solúvel", afirma Waigel. No que se refere à qualidade, o executivo garante que na composição do solúvel para o mercado interno a Nestlé utiliza mais de 50% de café arábica. "O consumidor não gosta de café 100% arábica".

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