CI

Nível do Guaíba baixou nesta quinta-feira (28)

Ainda com viés de baixa, o atual número ainda está na cota de alerta


Foto: Redes Sociais

O Lago Guaíba atingiu maior nível em 82 anos no Cais Mauá chegando a 3,17m nesta quarta-feira (27.09). Já nesta quinta-feira (28.09), o nível da água no Lago Guaíba registrou uma queda, alcançando a marca de 2,88m no Cais Mauá. A medida se encontra 12 centímetros abaixo do limite que caracteriza uma situação de inundação. Vale lembrar que, ainda com a redução o nível ainda se mantém acima da cota de alerta, que é de 2 metros e 50 centímetros.

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Porto Alegre, a marca atingida é a mais elevada desde 1941, quando as medições atingiram 4 metros e 75 centímetros no Centro Histórico. Há oito anos, durante a última grande enchente na cidade, o nível máximo registrado foi de 2 metros e 94 centímetros.

O sistema de contenção do Lago Guaíba, que foi totalmente fechado na noite da terça-feira, as comportas começaram a ser ativadas na segunda-feira. No caso dos portões que costumam ficar fechados, o reforço se deu a partir de sacos de areia posicionados pelas equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). O órgão segue monitorando a situação das áreas ribeirinhas.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.