No Dia Nacional da Extensão Rural, Emater/RS-Ascar avalia ações e planeja 2017

Agronegócio

No Dia Nacional da Extensão Rural, Emater/RS-Ascar avalia ações e planeja 2017

Extensão Rural no Brasil desenvolve ações imprescindíveis para o desenvolvimento rural
Por:
683 acessos

Extensão Rural no Brasil desenvolve ações imprescindíveis para o desenvolvimento rural

Hoje, dia 6 de dezembro, é o Dia Nacional da Extensão Rural. Neste mesmo dia, em 1948, foi fundada a Emater de Minas Gerais, a primeira experiência brasileira direcionada para a introdução de novas técnicas de agricultura e economia doméstica, de incentivo à organização e de aproximação do conhecimento gerado nos centros de ensino e de pesquisa aos produtores rurais e agricultores.

No Rio Grande do Sul, os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social no RS são prestados pela Emater/RS-Ascar desde 1955. São quase 62 anos, a serem comemorados em 2 de junho de 2017, de dedicação e compromisso com o homem, a mulher e o jovem do campo. ?Desde sua criação, nossa Instituição trabalha para a família rural e é reconhecida por isso?, avalia o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, ao salientar as mais de 211 mil famílias assistidas por 2.266 empregados com as mais diversas formações, que vivem e atuam em 494 dos 497 municípios gaúchos. 

Hoje, a Extensão Rural no Brasil desenvolve ações imprescindíveis para o desenvolvimento rural, garantindo a produção de mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Isso porque os extensionistas rurais atuam na promoção da agropecuária, através de ações voltadas às diversas cadeias produtivas, ?ampliando as oportunidades e favorecendo a melhoria da renda familiar no meio rural, sem perder de vista a necessidade cada vez mais premente de produção de alimentos saudáveis e de incentivar e garantir a sucessão familiar rural?, analisa Kuhn.

?Aqui no Estado, o final de ano é o momento para fazermos um balanço geral das atividades e resultados regionais, fortalecendo nossas ações e planejando a atuação da Emater para 2017?, destaca o presidente. Kuhn participa, ao lado dos diretores administrativa e técnico, Silvana Dalmás e Lino Moura, de uma Rodada de Interação pelos Escritórios Regionais da Instituição para ouvir os técnicos e extensionistas sobre as atividades desenvolvidas em Bovinocultura de Leite, Juventude Rural, Agroindústria e Mercados Institucionais, Pecuária Familiar e Ovinocultura, Solos e Grãos, Fruticultura e Olericultura e Irrigação e Gestão Ambiental. Também são abordados os temas da organização rural, inclusão social e produtiva, cooperativismo, crédito rural e de segurança e soberania alimentar.

?Todos esses anos de atuação são comemorados e fortalecidos através da capacitação permanente dos nossos extensionistas, nas suas diversas áreas, que dedicam sua vocação e seu dia a dia de trabalho à melhoria da qualidade de vida no meio rural?, finaliza Kuhn.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink