CI

Normas técnicas fazem parte do produção

O processo de gestão da qualidade das sementes ocorre em praticamente todos os segmentos agrícolas


O processo de gestão da qualidade das sementes ocorre em praticamente todos os segmentos agrícolas: sementes forrageiras, olerícolas (frutas e vegetais), florestais e de grandes culturas passam por constantes processos de melhorias. Empresas públicas e privadas travam um esforço contínuo de inovação, visando garantir a competitividade do agricultor. Na visão da agrônoma Roseli Caseiro, palestrante do painel ""Qualidade da Semente: a visão da Empresa"", hoje o foco na qualidade tem extrapolado as características da semente, passando a incorporar também o controle de qualidade das análises e medições que ocorrem ao longo do processo de produção de uma semente, como a adesão às normas da ABNT, NBR e ISO.

""O grande beneficiado é o produtor que investe em tecnologia. Ao utilizar sementes de alta qualidade genética, física, fisiológica e sanitária, com as demais práticas necessárias, como o preparo do solo, adubação, época adequada de semeadura, etc. , o agricultor encontrará o estabelecimento rápido do estande (mesmo em condições diversas de clima), com desenvolvimento uniforme de plântulas, resistência à insetos, doenças ou herbicidas, conforme o proposto na fase de melhoramento, e a maturação uniforme das plantas, o que vai propiciar um adequado processo de colheita e garantir a alta produtividade"", explica a agrônoma.

A programação oficial do evento reúne painéis com discussões sobre o conceito de qualidade de sementes e sua evolução; uma avaliação sobre os seis anos da lei de sementes; palestrantes internacionais que trarão ao público presente o estado-da-arte em inovações em suas instituições de origem; o uso de sementes para biocombustíveis, técnicas de detecção de patógenos e bactérias, emissão de certificados de origem, a nova versão das Regras de Análise das Sementes, que foi atualizada para seguir os padrões internacionais, entre outros assuntos. Durante o congresso, também serão realizados o Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes e o Simpósio de Sementes Florestais.

A programação completa do congresso está disponível em: www.abrates.org.br/cbsementes .
As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo site.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.