CI

Noroeste paulista aposta em cultivo de uva para vinho

Recentemente o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) iniciou o plantio de um vinhedo experimental, no Centro de Frutas da instituição



Foto: Divulgação

Em São José do Rio Preto, cidade do noroeste paulista, a produção de uva é um desafio para o produtor Paulo Girardi, da Fazenda Amazonas, que aposta no cultivo de uvas especiais destinado à fabricação de vinho. Outros produtores e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) também apostam no cultivo para estudar as novas variedades de uvas finas.  

De acordo com Dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o estado é o terceiro maior produtor de uvas do Brasil, com produção de 147 mil toneladas na safra, sendo o líder nacional na produção de uvas do Rio Grande do Sul. A produção paulista é voltada para a produção natural de consumo ou de mesa.  

Girardi expandiu as parreiras, com 1,5 mil novas videiras das variedades syrah (60%) e cabernet sauvignon (40%), sendo que as primeiras mudas o produtor trouxe diretamente da França.  

Para o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Uva e Vinho) de Jales, Reginaldo Teodoro de Souza, há condição climática de amplitude térmica para os plantios de uvas especiais destinados a produção de vinhos”, no noroeste de São Paulo.  

Recentemente o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) iniciou o plantio de um vinhedo experimental, no Centro de Frutas da instituição, em Jundiaí. O objetivo do instituto é avaliar a principal região produtora de uva do estado e suas cultivares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.