CI

Noruega tem mais chance de sobreviver às mudanças climáticas

Além disso, alguns dos seus vizinhos nórdicos também se saíram bem no índice, como a Finlândia (3ª), Suécia (4ª), Dinamarca (6ª) e Islândia (8ª)


Dados do Índice ND-Gain,  publicados pela Universidade de Notre-Dame, indicaram que a Noruega é o país que mais tem chances de sobreviver às mudanças climáticas. De acordo com as informações, o sucesso da Noruega nessa questão se deve à sua baixa pontuação em vulnerabilidade e alta pontuação na preparação. 

Além disso, alguns dos seus vizinhos nórdicos também se saíram bem no índice, como a Finlândia (3ª), Suécia (4ª), Dinamarca (6ª) e Islândia (8ª) ficando com 5 dos 10 melhores lugares para sobreviver. Nesse cenário, dois países que foram listados em 2015 e saíram do grupo dos 10 primeiros foram o Reino Unido e os Estados Unidos, que ficaram em 12º e 15º respectivamente. 

Do outro lado, os países da África Subsaariana têm as 10 últimas posições para a sobrevivência, nomeando a Somália como a nação com menor probabilidade de sobreviver às mudanças climáticas. O Chade, a Eritréia, a República Centro-Africana e a República Democrática do Congo também se saíram mal, devido a seu governo instável, infraestrutura precária, falta de atenção médica e falta de comida e água. 

O estudo analisou 181 países em relação à sua vulnerabilidade às mudanças climáticas e como eles estão preparados para enfrentá-los ou se adaptar da melhor forma possível. Os critérios foram escolhidos com base em fatores como assistência médica, fornecimento de alimentos e estabilidade do governo. 

“Também analisamos a quantidade de dióxido de carbono emitido por todos os 181 países a cada ano para ter uma ideia de como cada nação contribui para a mudança climática. Isso nos permite comparar a probabilidade que cada país tem de sobreviver às mudanças no clima global com sua responsabilidade perante o fenômeno”, diz o relatório.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.