CI

Nova classificação do arroz deve sair em 60 dias

A Câmara Setorial Nacional do Arroz esteve reunida nesta quarta-feira em Goiânia (GO)


O presidente da Câmara Setorial Nacional do Arroz, Francisco Schardong, comandou reunião do organismo nesta quarta-feira (03-10), em Goiânia (GO). Schardong, que também coordena a Comissão do Arroz da Farsul, considerou o resultado satisfatório e anunciou criação de grupo de trabalho para avaliar nova classificação do arroz num prazo de 60 dias. “Foi apresentada a portaria 269 com a nova classificação e criado grupo de trabalho da Câmara encarregado de dar o parecer para o Brasil em relação ao arroz irrigado e de terras altas. Com isso, vamos ter uma média de opiniões em torno da nova classificação e apresentar ao Ministério da Agricultura”, salientou Schardong. Segundo ele, também foram avaliados recursos e ferramentas comerciais para a próxima safra, dentro do que Rio Grande do Sul e Santa Catarina produzem de arroz irrigado e mais a lavoura de terras altas.

Schardong informou ainda que foram avaliados o preço do grão e o mercado atual. “Os preços estão caindo no RS em função da indefinição do Banco do Brasil em liberar os custeios. Isso está prejudicando o produtor que tinha arroz estocado para vender por melhores valores e agora tem que comercializar para custear os débitos com preparo do solo e plantio da próxima safra”, enfatizou Schardong. Na reunião também foram discutidas as perspectivas para a próxima safra, consideradas boas em termos de área plantada e produção. Francisco Schardong alertou, porém, que quanto maior o volume produzido, mais problemas serão registrados na comercialização devido à falta de definição política. As informações são da assessoria de imprensa da Farsul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.