Nova cultivar de trigo é indicada para três estados
CI
Imagem: Andre Prando
CEREAL

Nova cultivar de trigo é indicada para três estados

Trata-se de um trigo da classe pão, ideal para o fabricação do tradicional “pão francês”
Por: -Eliza Maliszewski

A Embrapa Soja e a Fundação Meridional lançam, no próximo dia 17 de setembro, a cultivar de trigo BRS Jacana. Trata-se de um trigo da classe pão, ideal para o fabricação do tradicional “pão francês”, farinha branca, de ciclo precoce, grão duro, moderadamente resistente ao acamamento. 

Seu rendimento de grãos e estabilidade de produção, considerando todas as regiões de recomendação, aliada à qualidade tecnológica bem definida e estável, proporcionam ao agricultor e à indústria uma nova e rentável opção de trigo pão. 

É indicado para as regiões 1, 2 e 3 do Paraná; 1 e 2 de Santa Catarina e Região 2 de São Paulo. O potencial de rendimento médio dos grãos  foi avaliado em ensaios, nos três estados, e mostrou que as produtividades, no Paraná, foram de 4.315 kg ha-1, 4.898 kg ha-1 e 3.962 kg ha-1, nas Regiões 1, 2 e 3, respectivamente. Em Santa Catarina, foram de 5.514 kg   ha-1 e 4.457 kg ha-1, nas Regiões 1 e 2, respectivamente. Na Região 2 de São Paulo foi de 5.355 kg ha-1.

Com relação a doenças, a variedade é moderadamente resistente à ferrugem da folha e às manchas foliares. Tem ciclo precoce, de 59 dias de espigamento e 95 dias de maturação. É moderadamente suscetível à germinação pré-colheita e moderadamente resistente ao acamamento.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.