Nova doença da soja preocupa produtores
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
MATO GROSSO

Nova doença da soja preocupa produtores

Especialistas ainda estão pesquisando a nova doença e não há fungicida específico
Por: -Eliza Maliszewski

Uma nova doença apareceu nas lavouras de soja do Mato Grosso e causa preocupação entre os produtores. Os casos apareceram em Sorriso, campeão nacional da oleaginosa. A doença faz os grãos apodrecerem e é mais notada em áreas com irrigação e ocorre em várias cultivares.

Especialistas estão pesquisando qual seria esta nova doença e por enquanto não há fungicida para combatê-la. O Sindicato Rural orienta aos produtores que perceberam as características nos grãos da sua propriedade, que faça a imediata comunicação.

“Está aparecendo uma anomalia nova na soja, fui nas áreas de alguns produtores, não sabemos o que é. Está apodrecendo o grão da soja, especialmente nas aéreas irrigadas. A gente achava que era uma variedade de soja só, mas não é. Está aparecendo em três, quatro variedades. É um negócio muito pontual e está se expandindo. Os agrônomos que estão no campo vão ficar atentos. Não tem o que fazer, não tem fungicida. Existem manejos que estamos estudando para diminuir o problema”, explicou o presidente do Sindicato Rural Silvano Filipetto ao portal Só Notícias.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink