CI

Nova doença da soja preocupa produtores

Especialistas ainda estão pesquisando a nova doença e não há fungicida específico


Foto: Eliza Maliszewski

Uma nova doença apareceu nas lavouras de soja do Mato Grosso e causa preocupação entre os produtores. Os casos apareceram em Sorriso, campeão nacional da oleaginosa. A doença faz os grãos apodrecerem e é mais notada em áreas com irrigação e ocorre em várias cultivares.

Especialistas estão pesquisando qual seria esta nova doença e por enquanto não há fungicida para combatê-la. O Sindicato Rural orienta aos produtores que perceberam as características nos grãos da sua propriedade, que faça a imediata comunicação.

“Está aparecendo uma anomalia nova na soja, fui nas áreas de alguns produtores, não sabemos o que é. Está apodrecendo o grão da soja, especialmente nas aéreas irrigadas. A gente achava que era uma variedade de soja só, mas não é. Está aparecendo em três, quatro variedades. É um negócio muito pontual e está se expandindo. Os agrônomos que estão no campo vão ficar atentos. Não tem o que fazer, não tem fungicida. Existem manejos que estamos estudando para diminuir o problema”, explicou o presidente do Sindicato Rural Silvano Filipetto ao portal Só Notícias.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.