CI

Nova frente fria em formação

Baixa pressão ganha intensidade e traz cenário de muita instabilidade


Foto: Pixabay

Neste primeiro de Setembro, a formação de um sistema de baixa pressão sobre os países vizinhos dá início a uma rodada de instabilidades intensas na região Sul do Brasil. 

Este sistema se forma ao norte da Argentina e Sul do Paraguai, recebendo um forte suporte de ar quente e úmido proveniente da região amazônica – carregado pelos ventos conhecidos como Jatos de Baixos Níveis. 

Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo

A previsão indica a chegada das instabilidades ainda na na primeira metade do dia, ganhando força e abrangência ao longo da tarde. 

Por outro lado, as instabilidade começam a diminuir no Brasil central, mesmo que ainda existam condições para ocorrência de temporais isolados e passageiros sobre o Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e sul da Bahia. 

Frente fria a caminho

Este sistema de baixa pressão, ganha força configurando uma nova frente fria na região sul. Além disso, o suporte da corrente de ar quente e úmido, favorece um ambiente de muitas instabilidades na região. No decorrer do final de semana existem condições para tempo adverso em várias áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, principalmente no próximo domingo. 

Veja o mapa e a previsão por região na sequência

Região Norte
As chuvas se deslocam um pouco mais ao setor sul da região norte, ainda mantendo o padrão de trovoadas irregulares. Com exceção do Amapá e região do Baixo Amazonas no Pará, todas as áreas da região norte podem registrar instabilidades.

Região Nordeste
A atuação de uma frente fria no oceano mantém a probabilidade de chuvas no sul da Bahia elevadas. Contudo, essas chuvas vêm na forma de pancadas isoladas e passageiras, mas que podem avançar para setores do oeste baiano. Na metade norte da região, a tendência é de uma sexta-feira de tempo mais seco. 

Região Centro-Oeste
Para esta sexta-feira as áreas de instabilidade ficam mais irregulares sobre a região. As chuvas diminuem sobre o Mato Grosso do Sul e os termômetros voltam a atingir marcas acima 37°C no estado. Apesar disso, as instabilidades seguem ocorrendo sobre Mato Grosso e Goiás, também com uma maior irregularidade, sinalizando o fim dessa sequência de chuvas que ocorreram recentemente. 

Região Sudeste
A tendência para esta sexta é de diminuição das áreas com probabilidade de chuvas. Mesmo assim, áreas de Minas Gerais podem receber trovoadas localizadas. Já na metade sul da região, a previsão é de um tempo mais seco e quente, até mesmo com índices de umidade se aproximando dos 20% como nas imediações de Tatuí (SP). As condições seguem propícias para as atividades em campo.

Região Sul
A formação de um sistema de baixa pressão entre a Argentina e Paraguai, vai provocar temporais sobre a região sul. Essas instabilidades devem atravessar a fronteira já na primeira metade do dia, e vão ganhando intensidade até o período da noite. A tendência é de que as chuvas aconteçam em grande parte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. As instabilidades podem ser localmente fortes, acompanhadas de trovoadas e queda de granizo isolado. Em Santa Rosa (RS) a média das projeções indicam mais de 30 mm, mas que podem ser superados. 

Material elaborado pelo metereologista, Gabriel Rodrigues com revisão de Seane Lennon.*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.