CI

Nova obra sustentável em Porto Alegre

Empresa gaúcha é responsável por implantar conceitos sustentáveis no novo campus da Unisinos


Inaugurado nesta quinta-feira, o novo campus da Unisinos em Porto Alegre é um complexo arquitetônico que possui conceitos da sustentabilidade, projetado para otimizar o uso de energia por meio da fachada e telhado verdes, ambos desenvolvidos pela empresa gaúcha Ecotelhado. 
 
Localizados na Avenida Nilo Peçanha junto à uma área de preservação, o conjunto de três prédios com térreo e sobreloja totalizam 4.257,78 m² de área construída, 7% do total. Neles, serão implantadas uma cobertura verde que servirá para captação de água da chuva. Nesta área de preservação com 13 mil m², cerca de 20% da área total, as árvores também serão reaproveitadas do próprio local da construção. O complexo deve ser concluído no mês de dezembro.
 
Telhados e fachadas
 
Os telhados possuem dois sistemas: Laminar Médio e Alveolar. Neles serão utilizados o boldo como vegetação, uma planta resistente e ideal para o clima de Porto Alegre. Além disso, o boldo é uma planta que atrai polinizadores como as abelhas sem ferrão, por exemplo, e que estão com déficit de locais para polinizar. No total, serão 2.776 m² instalados em toda obra. 
 
Já o jardim vertical possui o sistema Mamute que possui reserva de água, permite a diminuição da frequência de rega da parede verde e economiza água. Nesse sistema serão utilizados cinco tipos de plantas: Asparguinho, Bulbine, Falsa Erica, Clorofito e Tradescantia. Segundo a Ecotelhado, o objetivo é “fazer um desenho abstrato e natural com a mescla de espécies. A Bulbine atrai abelhas sem ferrão e, como o espaço fica em meio a urbanização, esta é uma ótima oportunidade para aumentar a biodiversidade do local”, explica Isadora Feijó. No total serão instalados 876,7 m²  de jardim vertical nas fachadas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.