Nova quebra na soja anunciada
CI
Imagem: Nadia Borges
MATO GROSSO NO FOCO

Nova quebra na soja anunciada

Safra mato-grossense não deve alcançar valores de 40 milhões de toneladas
Por: -Leonardo Gottems

Mais um corte na safra de soja brasileira foi anunciada Consultoria AgResource Brasil, que reduziu a produção em 5,5 milhões de toneladas. A projeção representa menos 4,4% do que havia sido previsto na estimativa divulgada em fevereiro (125,04 milhões de toneladas), prevendo agora uma safra de 119,45 milhões de toneladas.

A redução acontece após um crop tour realizado pela filial da empresa norte-americana AgResource Company em Mato Grosso passando por cidades ao longo da BR 163, que representam cerca de 53% das áreas de produção de soja. Para os vedores da AgResource Brasil, a safra mato-grossense não deve alcançar valores de 40 milhões de toneladas.

O diretor da AgResource Brasil, Raphael Mandarino, e o analista João Thieme verificaram ao longo do Crop Tour muita discrepância entre o esperado e o de fato colhido nas lavouras. “Estamos estimando uma produção no estado de 37,768 milhões de toneladas no estado, é um excelente número para o estado, mas o número é menor que a nossa projeção anterior, de aproximadamente 38,2 milhões de toneladas”, comentam.
 
Além disto, destacam eles, as perdas no Rio Grande do Sul e no Paraná ainda continuam sendo contabilizadas. “Os dois estados combinados perderam quase 5 milhões de toneladas desde a nossa última revisão” conclui Mandarino.

Para a Argentina, a AgResource reduziu a safra de soja para 37,65 milhões de toneladas, ante 41 milhões de toneladas na estimativa anterior, 42 milhões de toneladas indicadas pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires e 40,5 milhões de toneladas projetadas pela Bolsa de Rosário. As chuvas abaixo da média e o calor recorde no país vizinho explicam a projeção de queda na produtividade.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.