CI

Nova rede testa cultivares de soja em mais de 180 ambientes

INTA lidera rede para comparar cultivares de soja nas Américas


Foto: USDA

Uma nova rede regional de cultivares de soja pretende melhorar a avaliação de variedades e ampliar o acesso dos produtores a informações comparáveis para a tomada de decisão. Segundo dados divulgados pelo Governo da Argentina, o projeto reúne pesquisadores de Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia e Peru, com participação do INTA e apoio da Universidade da Flórida. A iniciativa, chamada Rede Regional para Avaliação de Cultivares, Redução das Lacunas de Produtividade e Transferência de Inovação (RRECSO-Américas), é financiada pela Fontagro e implementada pela Fundação ArgenINTA.

O projeto tem como referência a Rede Nacional de Avaliação de Cultivares de Soja da Argentina (RECSO), coordenada por Cristian Vissani, pesquisador do INTA. O modelo combina parcerias público-privadas, metodologia padronizada, financiamento compartilhado, qualidade técnica e transferência de informações ao setor agrícola.

Durante a reunião de lançamento, Eugenia Saini, secretária executiva da Fontagro, afirmou: “É um prazer compartilhar esta iniciativa com vocês”. Ela também agradeceu à Universidade da Flórida e aos seus representantes.

Saini destacou ainda a importância da Fontagro na promoção de projetos de ciência e tecnologia. “A Fontagro possui uma característica única: quando o Conselho de Administração decide financiar um projeto, consórcios de países trabalham simultaneamente, com pesquisadores formando uma aliança onde a validação é realizada, conectando-se com o setor privado de acordo com suas necessidades.”

Segundo dados divulgados pelo Governo da Argentina, Saini também ressaltou que “em 30 anos, esta é a primeira vez que investimos em soja” e acrescentou que “se surgirem novas necessidades decorrentes da implementação deste projeto, podemos atendê-las e seguir em frente com um novo projeto”.

Carlos Messina, diretor do Centro de Transformação de Culturas UF/IFAS da Universidade da Flórida, também participou do lançamento. “Agradeço a oportunidade de participar. Estou muito entusiasmado com esta iniciativa para realizar avaliações e pesquisas científicas. Embora os Estados Unidos não sejam membros do Fontagro, graças à Eugenia, podemos participar”, declarou.

Messina acrescentou: “Estamos muito felizes por fazer parte de algo grandioso e com futuro.”

Cristian Vissani, coordenador nacional do RECSO e pesquisador do INTA, deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu à Fontagro pela estrutura institucional, além das autoridades do INTA, da ASA e da ACSOJA, das empresas envolvidas e dos pesquisadores participantes. “Queríamos dar um passo em frente e poder incluir outros países na avaliação de cultivares de soja. Estou muito satisfeito com esta reunião”, destacou Vissani.

Segundo dados divulgados pelo Governo da Argentina, o pesquisador explicou que a proposta pretende criar uma rede regional de ensaios para identificar cultivares mais adaptadas e apoiar as decisões de produção. “Trata-se de uma rede regional de ensaios de soja para identificar cultivares mais adaptadas e apoiar as decisões de produção”, observou Vissani.

De acordo com o pesquisador, “o projeto visa desenvolver redes nacionais e uma rede regional de ensaios comparativos de rendimento sob o mesmo protocolo”.

Um dos pontos centrais da RRECSO-Américas será a avaliação de genótipos de diferentes grupos de maturação em mais de 180 ambientes durante o desenvolvimento do projeto.

Para isso, a iniciativa prevê a adoção de uma metodologia comum entre os países participantes, com uma linha de base para cada país, um manual de protocolo unificado e bancos de dados regionais. Esses bancos deverão integrar variáveis ambientais e de cultivo, permitindo comparar os resultados dos diferentes ambientes e sistemas de produção.

A reunião inicial também avançou na organização técnica da rede. Entre as atividades planejadas estão um encontro de pesquisadores de destaque de cada  país e o estabelecimento de uma base de referência nacional.Enquanto isso, o Comitê Técnico da INTA RECSO ficará responsável pelo trabalho relacionado à governança e aos protocolos da rede, além da metodologia para ensaios comparativos de rendimento em microparcelas.

Segundo dados divulgados pelo Governo da Argentina, a participação do INTA terá papel central na estruturação da iniciativa. O workshop técnico aborda temas relacionados à ecofisiologia e ao manejo da soja, doenças, sistemas de alerta precoce de pragas e genética.

Entre os especialistas convidados estão Marco Murgio, Lisandro Lenzi, Emilia Balbi e Cristian Vissani, todos pesquisadores do INTA. A proposta busca, assim, integrar informações de diferentes países para aprimorar a avaliação do desempenho das cultivares em ambientes distintos.

A estimativa do projeto considera cerca de 5.000 produtores como beneficiários diretos. A iniciativa também deverá alcançar 15 empresas de sementes e 500 consultores técnicos. Além desse público, estão incluídas as equipes de pesquisa e extensão dos institutos nacionais de pesquisa agrícola participantes.

Segundo dados divulgados pelo Governo da Argentina, a estrutura regional pretende ampliar a disponibilidade de informações técnicas para apoiar a escolha de cultivares e reduzir lacunas de produtividade nos países participantes. A expectativa é que a padronização dos ensaios e a integração das informações permitam comparar o desempenho de diferentes genótipos em múltiplos ambientes, fortalecendo a transferência de inovação para o setor agrícola.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7