Nova suspeita de doença da vaca louca no Japão

Agronegócio

Nova suspeita de doença da vaca louca no Japão

Por:
3 acessos

O Japão pode ter detectado a doença da "vaca louca" em um touro Holstein de 20 meses, em uma ilha ao norte de Hokkaido, o que poderá atrasar o plano do país de terminar com uma proibição sobre as importações de carne bovina dos Estados Unidos, segundo uma fonte do governo.

Caso a doença seja confirmada, o touro será o mais jovem animal a contrair a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), mal que ataca o cérebro, e que afetou 14 animais no Japão, desde setembro de 2001. No mês passado, o Japão concordou em retomar as importações de carne bovina dos EUA de animais com 20 meses ou mais jovens, sem realizar testes sobre a doença, que foi detectada em uma vaca leiteira de sete anos no estado de Washington, há 11 meses.

O Japão, maior comprador de carne vermelha dos EUA em 2003, suspendeu as importações do produto, depois que os Estados Unidos reportaram seu único caso da doença da vaca louca em 23 de dezembro. Nenhum novo caso foi divulgado nos meses seguintes nos Estados Unidos.

Os resultados do teste final no touro de 20 meses em Hokkaido são esperados para o fim desta semana, disse uma autoridade do governo local. Desde outubro de 2001 o Japão realiza testes sobre a EEB em todo o gado abatido para alimentação, e propôs norma de testes gerais.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink