CI

Nova tabela do frete será suspensa

Ele deve se reunir com representantes dos caminhoneiros na próxima quarta-feira (24)


O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, disse que a resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que estabeleceu regras para o cálculo do piso do frete rodoviário deve ser suspensa. A medida foi publicada na última quinta-feira (18) e entrou em vigor sábado (20).

A nova tabela desagradou os caminhoneiros por todo o Brasil e por isso o ministro resolveu abrir mais uma rodada de negociações na próxima quarta-feira (24).

A nova resolução prevê que 11 categorias de cargas serão usadas no cálculo do frete mínimo e amplia os itens considerados no cálculo. Além da distância percorrida, o cálculo do frete mínimo também considera o tempo de carga e descarga do caminhão, custo com depreciação do veículo, remuneração do caminhoneiro, impostos, entre outros. 

A tabela de frete foi criada no ano passado, pelo governo Michel Temer, após a greve dos caminhoneiros que bloqueou estradas e comprometeu o abastecimento de combustível, de medicamentos e de alimentos em todo o Brasil. A criação era uma das reivindicações da categoria.

Na manhã de hoje caminhoneiros ameaçaram uma nova paralisação. O grupo estacionou os veículos no acostamento da BR 101em frente a uma fábrica de biscoitos na região metropolitana do Recife (PE). O grupo já se dispersou. A categoria reclama que com a queda na economia a quantidade de cargas também caiu e que a categoria vem sendo penalizada. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.