CI

Nova tecnologia facilita a colheita de morangos

A plantação é feita dentro de uma estufa em canteiros suspensos, o que proporciona facilidade no manejo e praticidade na hora de colher os frutos


Imagine colher morangos sem precisar se abaixar! O método de cultivo já vem sendo utilizado com sucesso pelo produtor Dilceu Weiss, da comunidade Taquaras, município de Rancho Queimado. A plantação é feita dentro de uma estufa em canteiros suspensos, o que proporciona facilidade no manejo e praticidade na hora de colher os frutos.

Há mais de 10 anos, o produtor se dedica ao cultivo de morangos. A novidade agradou muito, já que agora o trabalho é realizado em pé, sem riscos de lesões para a coluna. Dilceu pretende ampliar a experiência. “Futuramente talvez faça todo o plantio de morango em sistema elevado”, acredita Dilceu. A idéia é compartilhada pelo filho Douglas. “Antes nós trabalhávamos o tempo todo agachados e as dores na coluna eram frequentes. Hoje, o trabalho é bem mais tranqüilo”, revela.

A nova técnica de produção foi implantada com a orientação do engenheiro agrônomo Carlos Frischknecht, que trabalhava na comunidade como técnico facilitador do Projeto Microbacias 2, executado pela Epagri, e atualmente é Secretário de Agricultura e Pecuária em Rancho Queimado. O agrônomo explica que o plantio das mudas é feito em sacos plásticos recheados de substrato, um material preparado com esterco, compostagem e até casca de arroz carbonizada. “Nós estamos testando algumas combinações para avaliar qual o melhor desempenho na produção”, informa Carlos.

Dentro da estufa, os sacos estão organizados em fileiras e apoiados sobre uma estrutura que, no caso do produtor Dilceu, é de madeira de eucalipto, mas pode ser também de outros materiais mais duráveis como o concreto. Em cada saco, são feitos furos com espaçamento de 18 a 20 centímetros, onde são plantadas as mudas de morango. A irrigação é feita por sistema de gotejamento.

As plantas de morango ficam a uma altura de 95 centímetros do solo, o que facilita em muito o trabalho do produtor. Mas, a vantagem não termina aí. A distância do solo aumenta a sanidade dos frutos e diminui o uso de defensivos químicos para controlar as doenças e pragas. Para os produtores significa redução nos custos de produção e para os consumidores é a garantia de morangos mais saudáveis, bonitos e saborosos, já que os frutos não têm contato direto com a terra.

Mais informações sobre a técnica de produção de morangos no sistema suspenso você acompanha na reprise do Programa SC Agricultura no dia 8 de julho de 2009, às 9h30, no canal Terra Viva por antena parabólica e pela Sky TV, no canal 104.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.