CONTRA A FOME

Nova variedade de arroz cresce em água salgada

Novidade poderá alimentar 200 milhões de pessoas, a população do Brasil
Por: -Leonardo Gottems
5395 acessos

Cientistas chineses desenvolveram vários tipos de arroz que podem ser cultivados em águas marinhas, gerando comida para aproximadamente a população do Brasil ou 200 milhões de pessoas. Pesquisadores de todo o mundo tentaram cultivar o grão em água salgada por muitas décadas.

Especificamente o governo chinês estuda desde os anos 70, mas somente agora conseguiram desenvolver variedades que podem ser comercialmente viáveis. O estudo foi levado a cabo pela Universidade Yangzhou e foi liderada pelo professor de agricultura, Liu Shiping, de 87 anos. As informações são da agência de notícias Xinhua.

O novo arroz foi cultivado em um campo experimental próximo a cidade litorânea de Qindao, no leste da província de Shandong. Aproximadamente 200 tipos de arroz diferentes foram cultivados e cresceriam até melhor em áreas salgadas.

Os cientistas tinham uma expectativa de produzir 4,5 toneladas de arroz por hectare, mas as lavouras excederam as estimativas, chegando a produzir 9,3 toneladas por hectare. Há um milhão de quilômetros quadrados de terra na China onde não há lavouras devido ao alto nível de salinização.

Os pesquisadores esperam poder ocupar essas áreas com o novo arroz. Se um décimo dessas áreas for plantado com arroz, se produziriam 50 milhões de toneladas de comida, o que é suficiente para alimentar 200 milhões de pessoas e aumentar a produção chinesa de arroz em 20%.

 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink