CI

Nova variedade de erva mate se consolida no mercado

Uma parceria entre Embrapa, Apromate, Alcoa e Tractebel Energia fez consolidar no mercado a Cambona 4, mais suave e bastante valorizada no mercado



Uma parceria entre Embrapa, Apromate, Alcoa e Tractebel Energia fez consolidar no mercado a Cambona 4, mais suave e bastante valorizada no mercado

Uma parceria consolidada no município de Machadinho vem trazendo lucros aos produtores de erva mate da cidade, além de ganhos ambientais expressivos. A partir de uma variedade de erva-mate típica da região, os produtores estão desenvolvendo um sistema de agroflorestas de uma variedade que está ganhando mercado a cada ano. A reportagem do Diário da Manhã conversou com a vice-presidente do Instituto Alcoa, Camila Meirelles, que é uma das entidades incentivadoras do projeto que visa o desenvolvimento das práticas lucrativas e sustentáveis.


Agro Diário - No que consiste a parceria?
Camila Meirelles - Com grande valorização pelo mercado, a extração, geralmente, da mata da erva mate de sabor suave é um processo difícil e caro. A partir disso, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Associação dos Produtores de Erva-Mate de Machadinho (Apromate), identificaram na propriedade do produtor Theodoro Mendes da Fonseca, conhecido como Sr. Dorinho, uma espécie fruto de um cruzamento com um sabor mais suave.

A Apromate, com o apoio do Consórcio Machadinho, do Instituto Alcoa e da Tractebel Energia, implantou um programa de plantio dessa espécie em sistema agroflorestal. Somente em 2012, foram 256 mil quilos dessa variedade de erva mate, chamada Cambona 4, fornecidos para supermercados.


Além disso, a Associação dos Produtores de Erva Mate (Apromate) e a Embrapa trabalham em conjunto para conscientização da população local quanto à necessidade de conservação e melhoria da qualidade da água na região de Machadinho. O projeto prevê a sensibilização dos proprietários, o diagnóstico preliminar das nascentes do entorno e das matas ciliares presentes em propriedades rurais e a implementação de medidas de proteção e revegetação das nascentes.

Agro Diário - Quais as ações que estão sendo desenvolvidas na região com relação ao projeto?

Camila Meirelles - Desde o início do projeto, em 2009, foram implementadas seis unidades demonstrativas (sistema de produção integrado onde são realizadas visitas, exposições, aulas e demonstrações do processo produtivo com o objetivo de replicação do modelo) e realizados cursos de aperfeiçoamento, monitoramento de plantios, georreferenciamento das áreas e ampliação do pomar de sementes de erva mate Cambona 4.


Agro Diário - Quais os resultados para a comunidade local?

Camila Meirelles - Pela boa produtividade e preço alcançado, o projeto tornou-se uma excelente fonte de renda e emprego para o setor de agricultura da região.

Agro Diário – O Instituto Alcoa desenvolve outros projetos na região?

Camila Meirelles - Algumas iniciativas realizadas nos últimos anos (2010, 2011 e 2012) são: A Construção do Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável (CRDS), a estrutura do prédio foi construída sem danos ao meio ambiente, sem desperdícios. O Centro trabalha com a formação de crianças por meio da educação ambiental. São abordados temas como solo, água, fauna, flora, com foco na formação de cidadãos conscientes. Dentre as atividades desenvolvidas pelo CRDS estão a fabricação de detergente e sabão com o reaproveitamento de óleo de cozinha.

Além disso, também é realizado o projeto de horta orgânica e artesanatos entre outros.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.