CI

Nova Venécia recebe Simpósio Integração MG, ES e BA de Pecuária Bovina

Evento é gratuito e o primeiro do gênero na região, reunindo secretários da agricultura dos três Estados


Evento é gratuito e o primeiro do gênero na região, reunindo secretários da agricultura dos três Estados

O município de Nova Venécia, no Espírito Santo vai receber nos dias 2 e 3 de março, no Lions Clube, o II Simpósio Integração Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia de Pecuária Bovina. O evento que tem como objetivo levar informações relevantes sobre pecuária de corte e leite para produtores, pecuaristas e profissionais do agronegócio dos três estados é uma realização da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), Veneza - Cooperativa Agropecuária do Norte do Espírito Santo e Sindicato dos Produtores Rurais de Nova Venécia.


Para repetir o sucesso alcançado na primeira edição, a programação conta com a presença de importantes nomes como Gilman Viana Rodrigues, integrante do Fórum Minas de Idéias do Governo de MG e do Fórum Municipal de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Belo Horizonte; José Reinaldo Mendes Ruas, pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e Lauro Fraga Almeida, gerente de fomento do PMGZ - ABCZ entre outros renomados profissionais do setor.

O II Simpósio reunirá os secretários estaduais da agricultura do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, além de prefeitos municipais, deputados estaduais, deputados federais, secretários de estado, produtores rurais, técnicos, professores de ciências agrárias e presidentes das principais cooperativas de laticínios e empresas frigoríficas da região.

A primeira edição do Simpósio aconteceu em Carlos Chagas (MG), cidade que divide os três estados, com o intuito de mostrar que a integração entre eles é uma das principais tônicas do evento. De acordo com José Carnieli, presidente da Veneza, Nova Venécia foi escolhida por representar o pólo central do Norte do Espírito Santo. “O local contempla quatro ramos cooperativistas no Estado mais bem sucedidos no Brasil: leite, café, crédito e saúde. Tem o sistema sindical ligado a área rural mais forte do Estado além de outras organizações associativistas patronal e dos trabalhadores. É a região do Espírito Santo mais diversificada em termos de economia rural. Possui infra estrutura como hotéis, restaurantes, meios de comunicação, espaço físico, além do apoio incondicional dos órgãos públicos, municipal, estadual e federal para a realização do evento”, completa Carnieli.

Conferências
Desenvolvido sob o tema principal A importância da pecuária bovina Três Fronteiras - MG, ES e BA, as conferências que serão apresentadas no evento envolvem assuntos como gestão empresarial rural, intensificação de pastagens para pecuária de corte e leite, sistema silvipastoril, bem estar animal, inseminação artificial em bovinos, importância econômica da qualidade do leite, sistema de produção de leite, alternativas para integrar a pecuária de leite com a pecuária de corte e a apresentação do programa Pró-Genética, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).


Na ocasião será feita a homenagem “Quatro Histórias de Sucesso” oferecida para Arthur Coutinho, presidente do FRISA (ES); Gilman Viana Rodrigues (MG); Miguel Pinto de Santana Filho, pecuarista e nelorista (BA) e Esthério Sebastião Colnago, presidente do Sistema OCB/SESCOOP (ES).

Feira Pró-Genética
Este ano a programação do Simpósio apresenta uma grande novidade. No sábado, dia 3 de março, das 14 às 18 horas acontece a Feira Pró-Genética no Parque de Exposições de Nova Venécia onde serão comercializados touros zebuínos das raças Nelore, Guzerá, Gir e Tabapuã. A feira fica aberta também no domingo, dia 4, das 8 às 16 horas.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no www.nelorecapixaba.com.br e www.visioneventos-es.com.br; ou pelos telefones (27) 3019-2778/3325-0645. Em Nova Venécia os interessados podem inscrever-se no Sindicato dos Produtores Rurais de Nova Venécia pelo telefone (27) 3752-1604. A programação completa está disponível no http://migre.me/7upyF.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.