CI

Nova Xavantina: cursos do Senar-AR/MT incentivam mulheres a criar cooperativa

Treinamento proporciona aos participantes uma visão mais ampla e empreendedora nas atividades exercidas pelas mulheres

Durante duas semanas, 43 trabalhadoras da região de Nova Xavantina (645 km a leste da capital) receberam recentemente, por meio do Senar-AR/MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), instruções e treinamentos de Associativismo e Cooperativismo, sendo que o encerramento realizado na Câmara Municipal marcou a fundação da Coomunova (Cooperativa das Mulheres de Nova Xavantina).

A solenidade contou com a presença do presidente do Senar-AR/MT, Normando Corral, dos diretores Antonio Carlos C. Souza e Otávio N. Borges, além do presidente do sindicato rural, Mauri Evangelista dos Santos.

“A partir dos cursos, desperta-se entre os participantes o entendimento de que a iniciativa do associativismo e cooperativismo é fundamental para se obter lucro nos trabalhos desenvolvidos por elas, pela capacitação adquirida nos treinamentos. A partir disso, percebem que com a união ganham força de produção e negociação”, disse Otávio N. Borges.

De acordo com o instrutor do Senar AR/MT Carlos Alberto Tabareli, o treinamento proporciona aos participantes uma visão mais ampla e empreendedora nas atividades exercidas pelas mulheres. “Normalmente elas (mulheres) já trabalhavam em grupos, no entanto não sabiam o poder que tinham nas mãos trabalhando integradas. Este é o nosso objetivo, informá-las para que juntas possam evoluir na profissionalização e consequentemente no aspecto social”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.