CI

Nova York proíbe clorpirifos

Estudos indicam que produto causa problemas em crianças


O estado norte-americano de Nova York é o mais novo local do mundo a proibir o defensivo clorpirifos, com a alegação de que o produto causava deficiências intelectuais em crianças pequenas. De acordo com os responsáveis pela proibição, o clorpirifos sairá de circulação no estado em 2021. 

Isso porque, os legisladores aprovaram recentemente o projeto de lei do Senado S5343 e o projeto de lei A2477B, que proíbe o clorpirifos em todo o território estadual, já que nos Estados Unidos, cada unidade da federação tem sua própria legislação para determinados assuntos. “Esta é uma grande vitória para a saúde das crianças e coloca Nova York no caminho para se tornar, em 2021, o primeiro estado do país a acabar com o uso do clorpirifós. O Havaí decretou a proibição em 2018, embora não tenha efeito até o final de 2022”, comemoraram. 

Dezenas de estudos mostram que a exposição ao clorpirifos está associada a baixo peso ao nascer, redução do QI, distúrbios da atenção e atraso no desenvolvimento motor de bebês e crianças. A Agência de Proteção Ambiental (EPA) concluiu em 2016 que todos os usos de clorpirifos são inseguros, mas o presidente Donal Trump se recusa a proibir o pesticida apesar desses resulyados. O clorpirifos, um organofosfato proveniente da mesma família química do gás sarin, é usado em alimentos como maçã, cítricos, brócolis, milho, entre outros. 

De acordo com Tyler Smith, cientista da equipe da Earthjustice,  “hoje, a Assembleia Legislativa de Nova York decidiu não esperar Donald Trump para proteger as crianças de um pesticida que danifica o cérebro. Agradecemos à Assemblyman Englebright e ao senador Kaminsky por sua liderança essencial”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.