Novas portarias ampliam cuidados na produção leiteira

ESCLARECIMENTOS

Novas portarias ampliam cuidados na produção leiteira

No Show Rural Os extensionistas estão mostrando aos visitantes que a qualidade passa por higiene
Por:
136 acessos

As Normativas 76 e 77 do Ministério da Agricultura criaram novas exigências para a produção de leite no país. Cabe ao produtor adaptar o processo produtivo sob o risco de não conseguir mercado para a produção que não atender aos novos critérios de qualidade. Para auxiliar o produtor rural, a equipe do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater preparou uma área especial voltada à pecuária leiteira durante o Show Rural Coopavel 2020, em Cascavel.

Os extensionistas estão mostrando aos visitantes que a qualidade da produção passa por procedimentos de higiene desde o manejo reprodutivo até a ordenha. Ao colocar em prática as recomendações dos extensionistas, o produtor consegue manter adequados os índices de Contagem Padrão de Placas (CPP) e Contagem de Células Somáticas (CCS) que comprovam a qualidade final do leite. “Os produtores que não atingirem os níveis exigidos pelas normativas serão impedidos de entregar o leite aos laticínios. Isso pode inviabilizar a propriedade", ressaltou Stela Silva Desto, extensionista do Instituto que está no Show Rural. Segundo ela, o manejo reprodutivo é o coração da produção leiteira e todas as fases do manejo dos animais refletem na qualidade do leite.

Durante o Show Rural o principal foco dos extensionistas é a execução de práticas que mantêm a higiene durante todo o processo de produção do leite. Os técnicos estão demonstrando soluções baratas como o uso de produtos naturais, feitos na propriedade, que livram o produtor de gastar com a compra de produtos químicos usados na limpeza dos tetos das vacas e equipamentos.

Além de mostrar alternativas para os criadores, aqueles que já estão colocando em prática esse conhecimento estão sendo premiados. Quatro laticínios da região estão entregando premiações aos produtores que conseguiram os melhores índices de qualidade. As premiações começaram a ser entregues ontem (04) e prosseguem hoje e amanhã.  


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink