CI

Nove cooperativas da agricultura familiar brasileira participarão da Biofach

A Biofach é uma grande oportunidade para os agricultores familiares apresentarem seus produtos ao mercado exterior.


A agricultura familiar além de responsável pela produção de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, atravessa o Oceano Atlântico, apresentando sabores típicos do Brasil. Com o intuito de ampliar o mercado consumidor, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), levará nove empreendimentos que foram selecionados por meio de chamada pública para a Biofach 2018. O evento acontecerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro, em Nuremberg, na Alemanha.

A Biofach é considerada a maior e mais importante feira de orgânicos do mundo. O evento acontece anualmente e encontra-se na 29ª edição. Este ano será a 15º participação da Sead e a feira será uma vitrine da agricultura familiar do Brasil para o mundo. Os expositores poderão mostrar os produtos, as formas de gestão e as histórias das cooperativas no estande Brasil - Family Farming.

No estande Brasil - Family Farming estarão presentes nove empreendimentos brasileiros: Cootap, Coopfam, Cooperacre, Coodapis, Fazenda Bacuri, Reca, Weber Haus, Frutiperola, Coopercuc. Os participantes da feira poderão conhecer um pouco dos sabores da agricultura familiar do Brasil. Estarão presentes produtores de arroz, café, castanha-do-brasil, mel, geleias, licores, polpas e cachaças.
 
A Biofach é uma grande oportunidade para os agricultores familiares apresentarem seus produtos ao mercado exterior. O principal objetivo é ampliar o acesso dos agricultores familiares a novos mercados e realizar negócios. A frente da missão brasileira na ocasião, o secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac, destaca a importância da participação brasileira no evento para o setor. “Na Biofach podemos mostrar que a agricultura familiar do Brasil é prestigiada, é bem divulgada, e difundida. Logo, nós temos muito interesse em investir no setor para podermos ter produtos cada vez melhores, obtermos melhores condições de trabalho e bons produtos na mesa dos brasileiros. E quem sabe na mesa dos outros países do mundo?”

Coriteac adiciona que “a Biofach oferece aos produtores a oportunidade de fecharem negócios de exportação, além de adquirirem novas tecnologias através do contato com outros países. Eventos como a Biofach, só me fazem ter mais certeza que o crescimento do país passa pela agricultura familiar. ”

O coordenador de Assuntos da Agricultura Familiar e Cooperação Internacional da Sead, Hur Ben Corrêa da Silva, ressalta a importância da participação das cooperativas brasileiras. “A Biofach é a maior feira orgânica do mundo. E a Sead leva empreendimentos da agricultura familiar para prospectar mercados e para conhecer o mercado exterior, que está  em ascensão. E é um trabalho que oportuniza as organizações da agricultura familiar, encontrar caminho no comércio exterior, e também se adaptar ao que é o mercado. E se mostram com grande potencial, porque a agricultura familiar tem vocação para a produção de orgânicos.”

 

Resultados

Em 2017, a secretaria apoiou a participação na Biofach de seis empreendimentos de diferentes estados do Brasil (Coodapis, Coopfam, Weber Haus, Copotran e Coopersulca). Os produtos apresentados foram arroz; castanha-do-Brasil; cacau em amêndoas, cafés, cachaças, geleias, licores; manteiga; e mel.

Com a participação na feira, os agricultores realizaram 224 contatos comerciais, e o volume de negócios fechados e prospectados foi de USD 3.326.000,00 (dólares), o equivalente a mais de R$10,2 milhões pelo câmbio na época. Vale ressaltar que a Alemanha, é o segundo maior país em mercado de orgânicos do mundo, e movimenta anualmente cerca de EUR 8.6 bilhões (euros) no setor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.