CI

Novidades da Embrapa na Casa da Tecnologia na Expointer

A Embrapa participa da Expointer 2009 na Casa da Tecnologia/MAPA com nove Unidades Descentralizadas e mais de 20 tecnologias, sendo seis delas lançamentos que serão apresentados em solenidade no dia 03 de setembro


A Embrapa participa da Expointer 2009 na Casa da Tecnologia/MAPA com nove Unidades Descentralizadas (Caprinos e Ovinos, Clima Temperado, Florestas, Pecuária Sul, Recursos Genéticos e Biotecnologia, Suínos e Aves, Transferência de Tecnologia, Trigo, Uva e Vinho) e mais de 20 tecnologias, sendo seis delas lançamentos que serão apresentados em solenidade no dia 03 de setembro.

Inseticidas biológicos que não fazem mal à saúde, nem ao meio ambiente estarão entre as atrações da Embrapa na Expointer. Os bioinseticidas Bt-horus e “Ponto.Final”, capazes de controlar o mosquito transmissor da dengue e lagartas que atacam culturas agrícolas, foram desenvolvidos pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF). O assunto é tema da palestra “Bioinseticida para controle de insetos” que o pesquisador Marcelo Silveira Soares apresenta no dia 31/08, às 9h, no auditório da Casa da Tecnologia/MAPA. O visitante pode conferir também os estudos com feromônios, substâncias químicas que atuam como meio de comunicação nas espécies, que estão gerando novas formas de controle do percevejo da soja.

A Embrapa Florestas (Colombo, PR) apresenta o projeto “Florestas energéticas na matriz de agroenergia brasileira”. Uma maquete mostra desde a origem da matéria-prima florestal, em uma propriedade rural, até seus usos em forma de biocombustível. Os usos da energia gerada pela biomassa florestal são diversos: desde lenha para abastecimento de residências, propriedades rurais e pequenas indústrias até produtos de alto valor agregado obtidos por meio de processos químicos,como bioenergia de segunda geração – etanol, bio-óleo, celulignina, entre outros.

Novas cultivares de pêssego e publicações sobre citros e oliveiras é o que a Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) lança na Expointer.

A tecnologia Campo Limpo, máquina que faz aplicação seletiva em invasoras de pastagens, será apresentada pela Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS). Também estão a mostra espécies de forrageiras, como aveias preta e branca, azevém, trevos, cornichão, ervilhaca, alfafa, milheto e capim sudão. O trabalho com as ovelhas do gene Booroola está novamente na Expointer, com destaque para a capacitação de técnicos e certificação de reprodutores.

As principais linhas de ação do programa GENECOC, serviço de assessoria genética da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE), serão apresentadas pelo pesquisador Raimundo Nonato Lobo. O GENECOC permite ao usuário informações como estabelecer rankings de animais do rebanho mais adequados para reprodução, ou o grau de endogamia (parentesco), para evitar acasalamentos que possam gerar animais com defeitos congênitos hereditários ou problemas de adaptação ao ambiente. Cada produtor pode alimentar os dados de seu rebanho pela Internet. Atualmente, integram a base de dados do GENECOC rebanhos de nove estados brasileiros, entre Nordeste, Centro-Oeste e Sul do país.

Um equipamento que dá destino adequado a resíduos da produção animal – Incinerador de Animais - será um dos destaques da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC). Também será apresentado aos visitantes um modelo prático de cisterna, usada para captação e armazenamento da água da chuva. O lançamento é uma cartilha com recomendações para prevenção da gripe A na suinocultura. O assunto é tema do painel sobre influenza suína, que acontece no dia 31/08, na Casa da Fepagro, às 14h, com participação do pesquisador Luizinho Caron.

A Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS) demonstra as principais variedades de uvas que se adaptam bem às condições climáticas dos principais pólos do Brasil. Estarão sendo apresentadas, entre outras, a 'BRS Margot', lançada em 2007, que é uma cultivar híbrida recomendada para elaboração de vinhos tinto de mesa. Ainda cultivares de uvas tintas como BRS Carmem, 'Isabel Precoce', 'BRS Cora', 'BRS Violeta', 'Concord Clone 30', 'BRS Rúbea', lançadas nos últimos anos. As variedades de uvas brancas "Moscato Embrapa" e a "BRS Lorena" foram desenvolvidas como cultivares para elaboração de vinho branco aromático. O cultivo protegido de videiras e o Cadastro Vitícola do Rio Grande do Sul também estão na Casa da Tecnologia.

O SISALERT – Sistema de Previsão de Risco de Epidemias de Doenças em Plantas – é a tecnologia exposta pela Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) para orientar o produtor de cereais de inverno. O sistema tem base em uma plataforma que coleta dados meteorológicos, processa as informações para simulação de riscos de epidemias como giberela e brusone. Uma cultivar de trigo mais resistente às intempéries do clima é o lançamento deste ano. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.