CI

Novo arroz geneticamente modificado tem avanços

Cereal é um dos principais alimentos básicos do mundo


Foto: Pixabay

Uma colaboração de pesquisa internacional de longo prazo com o objetivo de desenvolver variedades de arroz de alto rendimento e eficientes em água instalou com sucesso algumas das máquinas fotossintéticas C4 do milho (mais eficiente) ao arroz (que naturalmente tem uma via C3 menos eficiente). "Reunimos cinco genes do milho que codificam cinco enzimas na via fotossintética C4 em uma única construção genética e a instalamos em plantas de arroz", disse a autora principal, a Dra. Maria Ermakova, que trabalha na Australian National University (ANU), como parte do International C4 Rice Project, liderado pela Universidade de Oxford. 

O arroz, um dos principais alimentos básicos do mundo, usa a via fotossintética C3 menos eficiente. Os cientistas preveem que a introdução das características fotossintéticas C4 mais eficientes no arroz pode aumentar potencialmente a eficiência fotossintética em cinquenta por cento, melhorar a eficiência do uso do nitrogênio e dobrar a eficiência do uso da água. "Embora ainda haja um longo caminho a percorrer para introduzir todos os genes necessários para fazer o arroz C4, este é o primeiro artigo em que reunimos uma bioquímica funcional do C4 no arroz, o que é muito emocionante", disse o Dr. Ermakova do Centro de ARC Excellence for Translational Photosynthesis (CoETP). 

Usando a biologia sintética, os cientistas podem introduzir vários genes ao mesmo tempo, obter uma planta em apenas um ano e fazer protótipos para redesenhar suas "construções" muito rapidamente, apenas em questão de meses. Em total contraste, usar o método antigo, que insere apenas um gene de cada vez, pode levar vários anos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.