CI

Novo estudo aponta benefícios de transgênicos na Polônia

Um estudo publicado no jornal Biotechnologia, da Polônia, aponta os benefícios de culturas transgênicas


Um estudo publicado no jornal Biotechnologia, da Polônia, intitulado “Os impactos em nível agrícola do uso de variedades geneticamente modificadas nas culturas aráveis polonesas”, aponta que a adoção de variedades transgênicas de beterraba e canola tolerantes ao glifosato e de milho resistente a insetos ou tolerante ao glifosato traria significantes benefícios à economia e ao meio ambiente daquele país.

De acordo com o estudo, o cultivo dessas três culturas reduziria significativamente o uso de agroquímicos na Polônia. Na adoção das variedades tolerantes ao glifosato, os resultados apontam uma redução do uso de herbicidas da ordem de 33% no caso do milho; e de 62% na canola, beneficiando também o meio ambiente. Além disso, o estudo mostra que a adoção da biotecnologia no país representaria uma oportunidade para o incremento do plantio direto, prática conservacionista que não revolve o solo e, portanto, evita a erosão e a perda de nutrientes.

A adoção dessas plantas transgênicas também ocasionaria, segundo o estudo, um impacto positivo na produtividade agrícola polonesa, representando um aumento médio de até 25% na produção de canola; 30% na de beterraba; e de até 6% na de milho.

A Polônia ainda não possui um marco regulatório sobre o cultivo de plantas geneticamente modificadas. A agricultura é uma importante fonte de renda no País. Mais de 50% da área polonesa é destinada ao cultivo de alimentos. Atualmente, o setor agrícola emprega 18% da força de trabalho polonesa, enquanto essa média é de 4,3% na União Européia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.