CI

Novo gene pode aumentar rendimento do trigo

"A meu ver, esta é uma descoberta divisora de águas no mundo da genética de plantas", disse Scott Senseman


Foto: Pixabay

O gene TaCOL-B5 em plantas de trigo pode melhorar o rendimento em mais de 10% e é um excelente candidato para maximizar a colheita deste importante grão, de acordo com um novo estudo da Oklahoma State University, dos Estados Unidos. Devido ao rápido crescimento da população humana e às mudanças climáticas, há necessidade de variedades de culturas que produzam altos rendimentos com quantidades limitadas de fertilizantes e pesticidas artificiais e que sejam mais resistentes a condições climáticas imprevisíveis.

Tirar o máximo proveito dos cereais é uma tarefa difícil, pois os cientistas precisam criar um equilíbrio delicado entre as características genéticas do trigo, como tamanho da semente, número de sementes e número de cabeças. Os cientistas estão criando esse delicado equilíbrio dentro de um sistema genético muito complexo no qual 80% das sequências genéticas são altamente repetitivas e poucos genes foram ligados a uma característica específica da planta, então descobrir qual gene realiza qual característica não é uma tarefa fácil. Isso faz com que montar o quebra-cabeça genético que torna a colheita de trigo ideal seja uma tarefa complicada, para dizer o mínimo.

É por isso que descobrir genes como o TaCol-B5 é tão importante para alimentar o mundo. Seu efeito direto na produção de grãos o torna um excelente candidato para, literalmente, tirar o máximo proveito de sua colheita de trigo.

"A meu ver, esta é uma descoberta divisora de águas no mundo da genética de plantas", disse Scott Senseman, vice-presidente associado da OSU Ag Research. « A possibilidade de aumentar o rendimento em mais de 10% graças à atividade de um gene em uma cultura de trigo é um avanço que leva a Revolução Verde que o Dr. Norman Borlaug iniciou décadas atrás para outro nível. Com esta descoberta e sua aplicação, pode significar a diferença entre as pessoas comerem ou passarem fome. É difícil encontrar uma descoberta mais chocante do que essa ."

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.