CI

Novo herbicida para controle de plantas daninhas

Herbicida será importante ferramenta de manejo de resistência de plantas daninhas


Foto: Marcel Oliveira

O herbicida Luximo® foi desenvolvido em um esforço contínuo de combater a resistência das plantas daninhas, mecanismos de ação únicos são essenciais para proteger as lavouras e as fontes alimentares de uma população em crescimento. Os pesquisadores da BASF buscaram em encontrar soluções viáveis para esse desafio e chegaram ao Luximo®, um herbicida que recebeu a primeira nova classificação de mecanismo de ação do Comitê de Ação a Resistência aos Herbicidas (HRAC) desde 1985.

Já aprovado na Austrália desde 2019, agricultores da União Europeia e do Reino Unido devem ser os próximos a se beneficiarem com esta importante ferramenta para o controle de gramíneas. O lançamento no Brasil e na Argentina também deve acontecer nos próximos anos, inicialmente para os cultivos de trigo e arroz, mas com extensão para soja e outros grandes cultivos. “Fornecer aos agricultores uma nova ferramenta como Luximo® 

De acordo com Rex Liebl, responsável pelo Desenvolvimento Global de Herbicidas da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF, O Luximo® é um complemento essencial para as soluções de manejo de plantas daninhas. Ele foi projetado para se tornar a espinha dorsal de programas eficazes e sustentáveis no controle de plantas invasoras, onde a rotação de vários mecanismos de ação é essencial para combater a resistência. 

O herbicida não possui resistência cruzada conhecida. Ele fornece controle residual no solo contra um amplo espectro de gramíneas nos cultivos de cereais, incluindo as resistentes e difíceis de controlar, como o azevém e o capim-arroz. Luximo® é o primeiro ingrediente ativo na classe “Grupo Q” ou “30” do novo mecanismo de ação do HRAC, que representa a inibição de enzimas da síntese de ácidos graxos Tioesterase (FAT). Essas enzimas são vitais para o desenvolvimento e as funções da membrana celular da planta. Sua inibição interrompe a germinação e, consequente, a emergência das plantas daninhas.

O HRAC é um organismo internacional fundado pela indústria agroquímica, ajudando a proteger a produtividade e a qualidade dos cultivos em todo o mundo, apoiando os esforços no controle de plantas daninhas resistentes a herbicidas. Ao coletar, avaliar e compartilhar informações sobre a resistência às plantas daninhas, o HRAC atua como uma fonte abrangente e confiável para aqueles que alimentam uma população em crescimento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.