Novo inseticida controla lagartas difíceis na soja e milho
CI
Imagem: Divulgação
PRODUTOS

Novo inseticida controla lagartas difíceis na soja e milho

Ação tem reduzido entre 75% e 100% a população da Spodoptera frugiperda
Por: -Leonardo Gottems

A companhia de origem ítalo-japonesa Sipcam Nichino Brasil lançou recentemente o inseticida Takumi nas lavouras de soja e milho visando combater lagartas de difícil controle. Conforme a engenheira agrônoma Carulina Oliveira, gerente de produto da Sipcam Nichino, na fase anterior ao lançamento do inseticida, sobretudo entre 2018 e 2019, mais de 200 campos demonstrativos foram montados na fronteira agrícola nacional, com acompanhamento de várias consultorias de renome, como a Fundação MS e a Fundação MT. 

De acordo com Carulina, em lavouras de milho, a ação de Takumi na safra 2020-21 tem reduzido entre 75% e 100% a população da Spodoptera frugiperda, de dois dias a 14 dias depois da aplicação. Já na soja, acrescenta a agrônoma, o produto revela desempenho idêntico no controle da Spodoptera eridania, com eficácia na faixa de 73% a 100%, considerando o mesmo período após aplicado. 

“Além das espécies Spodoptera frugiperda e Spodoptera eridania, a agrônoma da Sipcam Nichino destaca que o novo Takumi® vem comprovando ao produtor de soja e milho ser “altamente eficaz” no manejo de lagarta-das-maçãs (Heliotis virescens), lagarta-militar (Spodoptera sp), Helicoverpa armigera e falsa-medideira (Chrysodeixis includens)”, indica a empresa, através de sua assessoria de imprensa. 

Para a agrônoma, os dados parciais de desempenho de Takumi da safra 2020-21 devem ser atribuídos, principalmente, à tecnologia de ponta que caracteriza a molécula Flubendiamida 222, desenvolvida pela Nichino no Japão, que constitui a base da formulação do produto. Isso porque, o produto cessa rapidamente a alimentação e ocasiona a morte de lagartas. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink