LIBERADO

Novo inseticida é alternativa contra Helicoverpa armigera

Produzido à base do ingrediente ativo Benzoato de emamectina
Por: -Leonardo Gottems
13774 acessos

Recebeu autorização temporária de uso no Brasil o inseticida Benzo, que é produzido à base do ingrediente ativo Benzoato de emamectina, do grupo químico das Avermectinas. O produto recebeu liberação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com os registros números 1217E e 1317E.

Trata-de de um inseticida com modo de ação por contato, ingestão e larvicida formulado como Granulado Solúvel (SG), sendo recomendado para o controle da Helicoverpa armigera em soja, milho e algodão. A fabricante é a Prentiss, controlada pelo grupo chinês Tide, que está investindo em moléculas convencionais e produtos de moderna tecnologia em sua planta situada no estado do Paraná.

De acordo com a empresa, a fábrica vem sendo um “modelo de preocupação em tecnologia de produção e responsabilidade ambiental. É uma planta modelo de tecnologia, automação e gestão quanto a questões ligadas ao meio ambiente”.

HELICOVERPA ARMIGERA

É reconhecido a grande potencial de danos causados pelas lagartas, especialmente evidenciado pela introdução de Helicoverpa armigera no Brasil. Os danos resultantes do ataque de lagartas alcançam perdas econômicas estimadas em R$ 5 bilhões ao ano. 

Apenas no final do ano passado o ingrediente ativo Benzoato de Emamectina foi liberado no Brasil, através do registro do inseticida Proclaim, da empresa Syngenta. No último mês de Novembro, foi prorrogada o prazo de vigência da “emergência fitossanitária” em seis estados brasileiros: Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí. 

A medida, estipulada pelo Mapa até o dia 30 de julho de 2018, permite ações para a supressão da praga Helicoverpa armigera. Na prática, isso significa a liberação do uso de inseticidas à base de Benzoato de emamectina para o controle especifico desta espécie.
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink