CI

Novo laboratório de análises microbiológicas em Descalvado/SP

Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola, situado em Descalvado, SP, terá suas atividades ampliadas


O Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola, situado em Descalvado, SP, terá suas atividades ampliadas. A unidade, vinculada ao Instituto Biológico e à Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, acaba de receber um prédio, doado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), onde será instalado um laboratório de análises microbiológicas de alimentos. “Teremos aqui em Descalvado um centro de diagnósticos e de análises completo, com a área de sanidade e a de alimentos operando juntas”, explica Antonio Guilherme de Castro, diretor do laboratório avícola. Segundo ele, este novo laboratório prestará serviços de análises e pesquisas em carnes, produtos de aves, rações, leite entre outros. “Acreditamos que num prazo de um ano este novo laboratório já estará em operação”.


Além da entrega do novo prédio, o Centro de Descalvado também comemorou o seu credenciamento para análises de mais três doenças: Influenza Aviária, Laringotraqueíte e Doença de Newcastle. Com isso, o laboratório passará a realizar cerca de mil exames por mês. Castro salienta que, desde 2010, quando o laboratório recebeu em torno de R$ 200 mil em investimentos do governo estadual para modernização e adequação das suas instalações, a unidade de Descalvado já realizava exames para Bronquite Infecciosa, Doença de Gumboro e Anemia Infecciosa, além de outras.

Autoridades e convidados

A entrega do novo prédio e o anúncio oficial do credenciamento do Laboratório de Descalvado foi realizado no último dia 2 de dezembro, durante um cerimonial que contou com as presenças de várias autoridades como a secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi; o coordenador da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), Orlando Melo de Castro; o diretor do Instituto Biológioco de SP, Antônio Batista Filho; o prefeito de Descalvado, Luís Antonio Panone; a prefeita de Bastos, Virgínia Pereira da Silva Fernandes, o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini; o vice-presidente Técnico/Científico da Ubabef, Ariel Mendes, e vários pesquisadores, produtores e empresários avícolas convidados. Após o protocolo do encontro, os convidados seguiram para um almoço de confraternização.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.