Novo modelo molecular avança compreensão da fotossíntese

Descoberta pode auxiliar na criação de novos bioprodutos

Pesquisadores do Departamento de Energia do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (Berkeley Lab), nos Estados Unidos, usaram um dos microscópios mais avançados do mundo para revelar a estrutura de um grande complexo proteico crucial para a fotossíntese. A descoberta, publicada na revista Nature, permitirá aos cientistas explorar, pela primeira vez, como o complexo funciona e pode ter implicações para a produção de uma variedade de bioprodutos, incluindo alternativas plásticas e biocombustíveis.

"Este trabalho levará a uma melhor compreensão de como ocorre a fotossíntese, o que poderia nos permitir melhorar a eficiência da fotossíntese em plantas e outros organismos verdes - aumentando potencialmente a quantidade de alimentos e, portanto, a biomassa", disse a pesquisadora Karen. Davies, biofísica no Berkeley Lab. “Isso é particularmente importante se você quiser produzir bioprodutos renováveis que sejam alternativas econômicas aos atuais produtos à base de petróleo”, completa.

Descoberto décadas atrás, o complexo proteico alvejado pelos pesquisadores, chamado NADH desidrogenase-like complex (NDH), é conhecido por ajudar a regular a fase da fotossíntese onde a energia da luz solar é capturada e armazenada em dois tipos de moléculas de energia celular, que são mais tarde utilizadas para alimentar a conversão de dióxido de carbono em açúcar. Investigações anteriores revelaram que o NDH reorganiza os elétrons energizados que se movem entre outros complexos de proteínas no cloroplasto, de uma maneira que garante que a razão correta de cada molécula de energia seja produzida.

Além disso, o NDH das cianobactérias desempenha várias funções adicionais, incluindo o aumento da quantidade de dióxido de carbono (CO2) disponível para a produção de açúcar, ligando a captação de CO2 com a transferência de elétrons.