CI

Novo PER: SENAR-PR divulga relação de facilitadores aprovados

Profissionais credenciados passarão por outras etapas, incluindo um processo de formação em três módulos


Foto: Nadia Borges

O SENAR-PR divulgou, nesta sexta-feira (8), a relação dos profissionais aprovados para prestar serviços de instrutoria no Programa Empreendedor Rural (PER). Ao todo, foram credenciados 23 facilitadores. A partir de agora, eles passarão por outras etapas, incluindo um processo de formação de três módulos, de 24 horas cada. Iniciada no início de 2020, a seleção foi composta de cinco fases, incluindo análise de currículos dos profissionais, provas técnica e pedagógica (via Educação a Distância). 

A lista dos aprovados pode ser acessada aqui. 

“Em um cenário adverso, completamente diferente do que havíamos projetado, conduzimos esta última etapa da formação no formato EaD. Embora o edital se encerre nesta etapa, esses 23 profissionais seguirão em processo de formação e acompanhamento para assegurar a adequada execução do programa em todo Paraná”, disse Mariana Assolari, técnica do Departamento Técnico (Detec) do SENAR-PR e coordenadora do PER. 

Realizado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR desde 2003, em parceria com o Sebrae-PR, o PER tem por objetivo  estimular o produtor rural a desenvolver competências empreendedoras nas esferas econômica, política e de sustentabilidade. Com esse conhecimento, o homem do campo tem condições de gerir sua propriedade como um negócio. O programa tem cinco fases – diagnóstico, planejamento estratégico, engenharia de projetos, estudo de mercado e avaliações – que abordando o conhecimento técnico e o desenvolvimento humano. 

Em 2019, o PER passou por um processo de atualização, com dez turmas formadas no novo formato, como forma de validar a metodologia e promover os eventuais ajustes necessário. No ano passado, o programa seria executado dentro dos novos parâmetros metodológicos, mas a pandemia do novo coronavírus provocou o cancelamento das turmas. 

“2020 seria o ano para multiplicar, em todo o Paraná, o programa em seu novo formato, o que aconteceria em paralelo à formação de novos facilitadores. No início de 2020 foi publicado o edital para credenciamento de novos facilitadores, momento em que recebemos 119 inscrições, mas somente 27 profissionais chegaram à última etapa do processo – a primeira formação técnica com os especialistas”, apontou Mariana.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.