Agronegócio

Novo programa de acasalamento revoluciona mercado com funcionalidades avançadas e garantia de resultados

Com inclusão genômica, mais de 150 opções de personalização, proteção contra genes recessivos, haplótipos e consanguinidade, além de até 14 relatórios instantâneos, GMS 2.0 é o lançamento global da ABS
Por:
232 acessos

A ABS® Global, líder mundial de soluções de melhoramento genético e serviços de reprodução, anunciou o lançamento do GMS 2.0, a versão totalmente moderna e revolucionária do pioneiro programa de acasalamento do mercado. Com a nova ferramenta,  produtores de leite do mundo todo terão rentabilidade garantida através do melhoramento.

“O produtor terá a garantia de retorno de cada real investido em genética”, destaca Klaus Hanser, gerente de Produto Leite da América Latina, lembrando que a história da ABS sempre foi  marcada por muita inovação e pioneirismo, tendo a empresa revolucionado a indústria desde a introdução do primeiro programa de acasalamento do mercado,  o GMS®, em 1968.

Ao longo desses 50 anos, o sistema foi atualizado e, agora, também ampliado para suportar ferramentas genéticas adicionais. “O mercado evolui, vieram, por exemplo, as características genômicas, novas características lineares...e o GMS evoluiu, acompanhando essa nova era da genética. Essa nova versão chega muito mais poderosa e fará com que o rebanho do nosso cliente realmente evolua de acordo com as exigências e as possibilidades que o mercado oferece”, comenta Márcio Nery, diretor da ABS Pecplan.

O lançamento do novo GMS acontece, simultaneamente, durante todos os mais de 70 países de atuação da ABS Global. O Brasil é um dos mercados mais importantes do programa, estando em quarto lugar no número de rebanhos avaliados.

“No cenário atual, a atividade leiteira tem que ser mais eficiente do que nunca. O GMS 2.0 vai possibilitar uma melhor tomada de decisões estratégicas. Decisões que, realmente, vão refletir no futuro do rebanho”, afirma Saskia Korink, ABS Chief Operating Officer, e completa: “Nós, da ABS, estamos focados em fornecer aos nossos clientes ferramentas genéticas que promovam o lucro com o progresso genético."

GMS 2.0 : funcionalidades. Uma das grandes novidades do GMS 2.0 é uma personalização avançada, com 150 opções diferentes para customização dos acasalamentos de acordo com os interesses da propriedade, incluindo nova opção de robótica. “Hoje o mercado tem necessidades muito diferentes e nós temos que ter flexibilidade para contribuir para o melhoramento genético, atendendo a demanda de cada cliente”, explica Hélio Rezende, gerente Global de Ferramentas e Serviços Técnicos. 

Raul Andrade, gerente do Departamento Técnico Leite da ABS Pecplan, destaca ainda que foram incorporados dados genômicos, atendendo a uma demanda crescente de mercado. “Pelo GMS 2.0, o cliente poderá utilizar as provas genômica no acasalamento, agregando mais informações a progênie que virá”, ressalta.

Outro destaque da nova versão poderosa do programa de acasalamento é que, além de gerenciamento de consanguinidade, fornece uma proteção ainda mais completa contra recessivos prejudiciais e haplótipos. “Com certeza, é hoje o melhor programa de acasalamento do mercado”, comemora Marcello Mamedes, gerente de Produto Leite Europeu da ABS Pecplan.

Neste lançamento global, a ABS também foi além dos acasalamentos, incluindo ainda oferta de outros serviços para a garantia dos resultados, como a Auditoria Genética, possibilitando uma análise histórica dos trabalhos realizados e avaliação atual para definição do futuro do rebanho.

GMS 2.0 : no campo. O GMS 2.0 é fácil de usar. Com a orientação de um representante ABS treinado, os produtores de leite primeiro identificam as opções de produção e conformação que melhor se adequam ao seu rebanho e, em seguida, direcionam as áreas de melhoramento genético que queiram enfatizar. Depois, os produtores classificar produção, saúde e conformação, a fim de construir um roteiro personalizado para ajudar a alcançar os objetivos no mais curto espaço de tempo.

No final do trabalho, serão emitidos até 14 relatórios personalizados para ajudar no monitoramento do progresso genético. “O novo GMS aparece mais eficiente com a emissão de relatórios melhores e mais completos, além de possibilitar a entrega desse material com mais agilidade. Sem dúvida, é um grande avanço para o produtor de leite”, garante Welliam Sleutjes,  que atua como avaliador de GMS no Brasil há 10 anos.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink