CI

Novo secador de grãos utiliza energia solar

O secador é recomendado tanto para silos pequenos quanto para projetos maiores


O secador de grãos com uso da energia solar, desenvolvido pela Emater/RS, foi uma das atrações do 3º Seminário Nacional de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo da APL Pós-colheita, realizado em Panambi. O agrônomo da Emater de Ijuí, Volnei Righi, destacou as vantagens da tecnologia aos produtores. "Tendo um secador solar na propriedade, o produtor economiza com transporte, secagem e armazenagem dos grãos, já que não precisa pagar para terceiros o que ele próprio pode realizar".

Essa possibilidade motivou agricultores como Adriano Vargas, de Canguçu. "Temos um custo de mais ou menos R$ 15,00 por saca, para transportar, secar e armazenar o milho". Conforme Righi, o secador é recomendado tanto para silos pequenos, com capacidade para armazenar até 500 sacas, quanto para projetos maiores, para até 15 mil sacas. Parte do material para a construção pode ser encontrada na propriedade. "Porém, cada secador exige ventilador específico e tem a obra deve seguir o projeto", disse.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.