Novo trecho da Norte Sul traz opção para escoamento de soja
Trecho ligará a região central do MT até o porto de Itaqui
De acordo com o coordenador executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, para os produtores de soja de Mato Grosso este novo trecho da Norte Sul seria mais uma opção para o escoamento da soja produzida no Leste do estado, desde que o trecho na BR 080, que liga a cidade de Ribeirão Cascalheira, em Mato Grosso, até Luiz Alves, em Goiás, seja concluído.
“São apenas 184 quilômetros e o projeto executivo da obra já está licitado. A Aprosoja trabalha com prioridade para que este projeto termine logo e o governo realize a licitação do trecho para início da obra”, destacou Edeon.
O diretor da Aprosoja, José Rezende, ressaltou que a obra na BR 080 possibilitaria levar ao Leste de Mato Grosso acesso a uma ferrovia. “É a maneira mais rápida de ligar esta região, que está em pleno desenvolvimento e já é considerada a nova fronteira agrícola, até uma ferrovia, possibilitando mais uma alternativa para o escoamento de grãos”.
Rezende destacou ainda que a logística será um dos focos da nova diretoria da Aprosoja, eleita recentemente para o biênio 2012/13.
A inauguração e visita ao novo trecho da Norte Sul no Tocantins ocorreram nesta terça (20/12) e os convidados tiveram a oportunidade de conhecer a história da ferrovia em um vagão preparado especialmente para a ocasião. O governador Siqueira Campos foi o autor do projeto de lei que criou a Norte Sul enquanto era deputado federal.