CI

Novo trecho da Norte Sul traz opção para escoamento de soja

Trecho ligará a região central do MT até o porto de Itaqui


A Aprosoja participou, a convite do governador do Tocantins, Siqueira Campos, da inauguração de 230 quilômetros no trecho da ferrovia Norte Sul que liga o pátio intermodal de Palmas/Porto Nacional até Guaraí, todas as cidades no estado do Tocantins. O trecho é administrado pela companhia Vale do Rio Doce e possibilitará ligar a região central do estado por via ferroviária até o porto de Itaqui, no Maranhão e, de lá, à Europa e aos Estados Unidos, importantes destinos internacionais dos grãos produzidos no Brasil.


De acordo com o coordenador executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, para os produtores de soja de Mato Grosso este novo trecho da Norte Sul seria mais uma opção para o escoamento da soja produzida no Leste do estado, desde que o trecho na BR 080, que liga a cidade de Ribeirão Cascalheira, em Mato Grosso, até Luiz Alves, em Goiás, seja concluído.

“São apenas 184 quilômetros e o projeto executivo da obra já está licitado. A Aprosoja trabalha com prioridade para que este projeto termine logo e o governo realize a licitação do trecho para início da obra”, destacou Edeon.

O diretor da Aprosoja, José Rezende, ressaltou que a obra na BR 080 possibilitaria levar ao Leste de Mato Grosso acesso a uma ferrovia. “É a maneira mais rápida de ligar esta região, que está em pleno desenvolvimento e já é considerada a nova fronteira agrícola, até uma ferrovia, possibilitando mais uma alternativa para o escoamento de grãos”.


Rezende destacou ainda que a logística será um dos focos da nova diretoria da Aprosoja, eleita recentemente para o biênio 2012/13.

A inauguração e visita ao novo trecho da Norte Sul no Tocantins ocorreram nesta terça (20/12) e os convidados tiveram a oportunidade de conhecer a história da ferrovia em um vagão preparado especialmente para a ocasião. O governador Siqueira Campos foi o autor do projeto de lei que criou a Norte Sul enquanto era deputado federal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.