CI

Novo trigo pode resistir à ferrugem

Produto foi desenvolvido pelo USDA


Foto: Marcel Oliveira

A ferrugem listrada é uma das doenças do trigo mais destrutivas do mundo, especialmente nos Estados Unidos. Embora a doença possa ser controlada por produtos químicos, eles podem ser prejudiciais a humanos, animais e ao meio ambiente, e a aplicação pode custar milhões de dólares para a produção de trigo. Em vez de usar produtos químicos, muitos agricultores preferem cultivar variedades de trigo que resistem à ferrugem, e o desenvolvimento de tais variedades é uma das principais prioridades dos programas de melhoramento do trigo.  

Para ajudar a desenvolver essas variedades, cientistas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos - Serviço de Pesquisa Agrícola (USDA-ARS) e da Universidade do Estado de Washington estudaram recentemente os genes de resistência à ferrugem em 616 variedades de trigo de primavera usando a abordagem de estudo de associação do genoma. Eles usaram a plataforma GMS desenvolvida recentemente pela Unidade de Pesquisa de Saúde, Genética e Qualidade do Trigo do USDA-ARS, que reduz muito o custo em comparação com os chips SNP do trigo.  

“Testamos as variedades de trigo com cinco cepas predominantes do patógeno da ferrugem do trigo sob condições controladas de casa de vegetação e em locais de campo sob infecção natural do patógeno, e caracterizadas usando uma técnica de genotipagem por sequenciamento multiplex (GMS) e marcadores moleculares ligados aos previamente relatados genes de resistência à ferrugem de faixa ”, explicou Xianming Chen. “Identificamos 37 genes, incluindo 10 novos genes, que mostram resistência à ferrugem”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.