CI

Novo zoneamento aguarda por laudo da FEE

A Fepam aguarda, para o início de setembro, a divulgação do resultado do estudo da Fundação de Economia e Estatística (FEE) para enviar ao Consema o substitutivo do zoneamento ambiental da silvicultura


A Fepam aguarda, para o início de setembro, a divulgação do resultado do estudo da Fundação de Economia e Estatística (FEE) para enviar ao Consema o substitutivo do zoneamento ambiental da silvicultura. O levantamento projetará a realidade sócio-econômica que esta nova cultura trará ao RS, como o número de empregos e renda per capita. "Decidimos esperar pelo trabalho para acrescentá-lo às análises ambientais e enriquecer o substitutivo antes de encaminhá-lo ao conselho", diz a diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini.

O substitutivo da Fepam foi elaborado a partir das quatro audiências públicas. Além da inclusão dos dados da FEE, deverá confirmar a retirada de parte das restrições. "O documento foi feito às pressas e alguns dados estavam pobres, principalmente os relacionados às questões sociais", diz Ana. A partir das novas medidas, regiões estabelecidas como alta restrição poderão passar para média, ou as médias poderão passar para baixa. "Além disso, retiramos as limitações percentuais, determinadas na tabela progressiva de acordo com a extensão da área."

Uma força-tarefa agiliza as licenças. Quem obtém licenças de operação (LO) pode plantar imediatamente. Segundo a Fepam, até sexta-feira, já foram concedidas licenças prévias (LP) para 16.255 hectares e LOs para 7.129 ha. No mesmo período, a Stora Enso já teve liberadas oito LPs e oito LOs; a Aracruz, 27 LPs e aguarda 20 LOs; a Boise Cascade, nove LOs; a VCP, 41 LPs e oito LOs.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.