Novos equipamentos permitem medir qualidade com precisão

Imagem: Marcel Oliveira

ALGODÃO

Novos equipamentos permitem medir qualidade com precisão

Estrutura passa a integrar o laboratório da Ampasul, no Mato Grosso do Sul
Por: -Eliza Maliszewski
76 acessos

Com um colorímetro duplo, importado dos Estados Unidos o  laboratório de análises de algodão da Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul) passa a ser o primeiro da América Latina a poder fazer a avaliação de cor e impurezas do algodão com precisão. A expectativa é elevar a qualidade da fibra dos cotonicultores do Estado.

O equipamento deverá elevar em 40% o volume de análises já nesta safra, chegando a 400 mil amostras. Cada amostra agora passará por quatro testes simultâneos, referentes a cor e impureza do produto. 

O laboratório foi implantado no ano passado com foco em oferecer ao mercado internacional as melhores fibras, com análises de qualidade a exemplo de países como Estados Unidos e China.

A meta dos produtores é avançar no quesito de análises de qualidade da fibra do algodão brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), a entidade se empenhará para que no menor prazo possível o máximo de laboratórios possam se adequar a essa nova tecnologia. “Outro ponto chave que poderá agregar valor ao algodão sul-mato-grossense, além da certificação do Algodão Brasileiro Responsável - ABR e Better Cotton Initiative - BCI já existentes em mais de 85% das propriedades do estado, é a implantação nesta safra 2019/2020 da certificação nas Unidades de Beneficiamento de Algodão, promovendo a melhoria no processo das algodoeiras”, finaliza o Presidente da Ampasul, Walter Schlatter.
 

* com informações da imprensa


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink