CI

Novos leilões PEP e Pepro de trigo serão realizados em janeiro

Pregões objetivam garantir o pagamento do preço mínimo fixado pelo governo federal


Novos leilões para escoamento do trigo dos estados do Sul do país serão realizados na primeira semana de janeiro. Já na próxima quarta-feira (4), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai oferecer Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) para 307,5 mil toneladas e Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) para 107,5 mil toneladas de trigo em grãos das classes Pão e Melhorador. Os últimos leilões de subvenção foram promovidos no dia 16 do mês passado.

As subvenções são oferecidas a produtores rurais ou a suas cooperativas sediadas nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, para onde não podem ser destinados os produtos. O maior volume de trigo está armazenado no Rio Grande do Sul, algo próximo a 300 mil toneladas.

Estão incluídos na destinação indústrias moageiras, cooperativas de produtores rurais na condição de indústria de ração ou comerciantes, avicultores e suinocultores que dispõem de indústrias próprias de ração animal e comerciantes de cereais.

Entende-se por Pepro o valor máximo que o governo federal pagará ao arrematante, produtor rural ou sua cooperativa, que realizar a venda e o escoamento do seu produto, para assegurar-lhe o recebimento, no mínimo, do Preço Mínimo fixado pelo Governo Federal, de acordo com o edital. Já o PEP é oferecido a quem se disponha a adquirir o grão pelo preço mínimo fixado e escoá-lo para a região estabelecida.

As operações, iniciadas este mês, atendem a demanda do setor produtivo, para incentivar a equalização de preços do trigo produzido no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, uma vez que o produto vem sendo comercializado na região a preços abaixo do mínimo fixado pelo governo federal, de R$ 0,6442 o quilo da especialidade Pão e de 0,6747 o quilo para Melhorador.

Em três leilões de Pepro já realizados, foi ofertada subvenção para 592,5 mil toneladas de trigo e negociado prêmio para 397 mil t. Já nas três operações de PEP, foi ofertado apoio ao escoamento de 322,5 mil toneladas e negociado prêmio para 47,7 mil t.

Acesse aqui a íntegra dos Avisos 004 e 005 de 2017 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.