CI

Novus desenvolve estratégias para desafios da suinocultura moderna

Programas de estratégias nutricionais contribuem para a produção de alimentos de qualidade, seguros, com menor impacto ambiental e economicamente viável


Programas de estratégias nutricionais contribuem para a produção de alimentos de qualidade, seguros, com menor impacto ambiental e economicamente viável

Em um setor no qual a nutrição representa cerca de 70% dos custos de produção, aumentar a eficiência da dieta para produzir mais carne é uma questão que implica na manutenção ou não na atividade. Assim, uma nutrição estratégica pode proporcionar oportunidades de grandes ganhos para o setor.

Para o coordenador de suinocultura da Novus para a América do Sul, Ricardo Esquerra, os principais desafios da atividade estão relacionados em atender as crescentes exigências do consumidor final por um alimento de qualidade, saudável, livre de resíduos, com menor impacto ambiental e economicamente viável.

Neste cenário, a Novus do Brasil desenvolveu diferentes programas de nutrição para suinocultura com o objetivo de melhorar a eficiência produtiva na granja, resultando em maior rentabilidade para o produtor, anunciou o Gerente de Marketing da Novus do Brasil, David Moreno. “Nossos programas são resultados de anos de pesquisas da equipe internacional de desenvolvimento da suinocultura em parceria com universidades e clientes de vários países”, afirmou. Veja agora quais são alguns deles:

Melhorando a produtividade da matriz suína

O objetivo deste programa é melhorar o desempenho da porca e sua permanência no rebanho reprodutor. Este programa envolve uma estratégia nutricional que propõe uma suplementação mais apropriada de microminerais em dietas para porcas, assim como o uso especifico de substâncias moduladoras do ambiente gastrointestinal (GEMS).

Entre os benefícios deste programa, Esquerra destaca maior peso dos leitões ao parto, maior número de leitões nascidos, melhor homogeneidade da leitegada e menor necessidade de intervenções farmacológicas no leitão, além de menor taxa de descarte, menor incidência de problemas locomotores na matriz e menor intervalo entre o desmame e o cio.

Promovendo o desempenho e a saúde dos leitões
Este programa contribui para aumentar o peso dos leitões na fase de creche, melhorando sua saúde intestinal. Esse objetivo é atingido através do uso de substâncias moduladoras do ambiente gastrointestinal (GEMS) na ração de leitões.

Diminuindo enterites em suínos em crescimento e terminação:

A incidência de enterites é um importante desafio em granjas de suínos, pois ocasiona baixa homogeneidade, mortalidade e baixo desempenho em geral, ocasionando importantes perdas econômicas. E nesse sentido, existem duas áreas de trabalho desenvolvidas pelos pesquisadores da Novus.

O uso de substâncias moduladoras do ambiente gastrointestinal (GEMS) e a nutrição estratégica de microminerais têm um grande impacto na saúde gastrointestinal e no desempenho dos animais.

Incrementando a qualidade da carne:

Este projeto tem o objetivo de aumentar a vida de prateleira da carne suína nos supermercados. Pesquisas demonstraram que uma estratégia nutricional com o uso de antioxidantes pode contribuir para uma maior durabilidade da carne suína com manutenção da elevada qualidade.

As informações são da assessoria de imprensa da Novus.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.