CI

Novus destaca alternativas para promotores de crescimento

Especialista apresenta soluções eficientes para um dos maiores desafios da nutrição animal


O uso de ácidos orgânicos, ou mesmo prebióticos, probióticos e extratos vegetais na nutrição animal podem ser alternativas eficientes para um dos grandes desafios da suinocultura, o de substituir os antibióticos promotores de crescimento, destacou o Professor do Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Valdomiro Miyada. “Estas alternativas têm funções muito próximas e podem trazer respostas econômicas para a cadeia produtiva”, afirmou o especialista.

Atendendo uma exigência do mercado europeu, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) restringiu o uso de antibióticos promotores de crescimento na produção animal, através das Instruções Normativas (IN) 65 e 04, e intensificou suas fiscalizações. A medida caiu como uma bomba na agroindústria porque o primeiro impacto é de ordem econômica, comprometendo nossa competitividade de custos.

Preocupada em apresentar soluções para esta questão, a Novus reúne especialistas e representantes para discutir as pesquisas mais recentes e a sua aplicação na prática diária da produção. O objetivo é mostrar soluções eficientes, que contribuem para a produção de uma carne de qualidade e com custos competitivos. São 20 especialistas convidados para participar de uma mesa redonda e discutir os resultados apresentados.

“A grande vantagem de alternativas como ácidos orgânicos, prebióticos ou probióticos, por exemplo, é a de não deixar resíduos na carne”, afirmou o especialista.

Ele lembra que, por serem realizadas no País, suas pesquisas avaliam as reais condições de produção no Brasil. “Nossa condições de produção são diferentes da Europa. Nossos estudos visam um benefício maior para os produtores e para o consumidor final. Temos alternativas eficientes sim. Podemos produzir carne sem resíduos e dar a resposta que produtores e consumidores procuram”.

Valdomiro Shigueru Miyada - Professor do Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). Tem experiência em manejo, nutrição e alimentação de suínos, atuando principalmente em alimentos alternativos, aditivos, promotores de crescimento e leitões. É graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo e tem mestrado em Nutrição Animal e Pastagens pela mesma instituição e doutorado em Animal Nutrition - Purdue University.

Serviço:
Debate: Alternativas aos antimicrobianos melhoradores do desempenho de suínos
Palestrante: Professor Dr. Valdomiro Miyada
Quando: 4 de agosto de 2009
Horário: 15h
Local: Sala Agostinho Duarte - Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês, Chapecó, Santa Catarina

As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.