CI

O cerrado concentra as culturas mais representativas de HF

Cenário foi formado graças a criação de tecnologias e manejo


Foto: Pixabay

Motivado pelo custo da terra e o ambiente propício para produção, o Cerrado concentra as culturas mais representativas de HF do Brasil, respondendo cerca de 30% da área plantada de batata, 14% de cebola e 65% de cenoura do país. Este cenário foi formado graças a criação de tecnologias e manejo, que permitiram a adaptação das plantas nesta região, tendo um dos grandes produtores e difusores dessas soluções, o Instituto de Pesquisa Agrícola do Cerrado (IPACER).

Criado há 6 anos, na cidade de Rio Paranaíba-MG, o instituto possui uma área de 40ha, onde são estabelecidas as principais culturas de HF. “No total, são 22 culturas pesquisadas em diversos segmentos, como sementes, defensivos biológicos e nutrição especial. Conduzimos 120 experimentos por ano e atendemos importantes clientes, que juntos, organizam a Feira de Inovações Tecnológicas em Horticultura do Cerrado (INOVATECH)”, destaca Rosiane Aquino, Diretora do IPACER.

Entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, a Agrivalle, companhia recentemente investida pela gestora de recursos Tarpon | 10b, participará do evento, que tem como objetivo apresentar ao agricultor o portfólio de tecnologias para o setor de horticultura, abordando, nesta edição, as culturas de cenoura e beterraba. Além disso, propor aos participantes, trocas de experiências com especialistas em áreas importantes da produção.

“Nosso intuito é mostrar, na prática, todos os benefícios e vantagens que o manejo multifuncional integrado da Agrivalle oferece ao produtor, abordando tanto o desenvolvimento vegetativo da cultura, com plantas equilibradas nutricionalmente, quanto a parte de proteção biológica, além da qualidade final das culturas apresentadas”, explica Fernando Sousa, Gerente de Marketing da Agrivalle.

Para a ocasião, a Agrivalle contará com 4 campos demonstrativos de cenoura e beterraba para expor os avanços de suas soluções tecnológicas de controle biológico e nutrição, como o Profix® e o Shocker®. O Profix®, o mais novo defensivo biológico do portfólio da companhia, é um nematicida microbiológico composto por três microrganismos – duas bactérias e um fungo. Com formulação WP, oferece facilidade de aplicação – alta solubilidade, baixa dosagem proporcionada pela alta concentração de ativos, e modos de ação diferentes e complementares aos químicos.

Já o Shocker®, é o primeiro fungicida microbiológico composto por três organismos (duas bactérias e um fungo) registrado no Brasil para o controle de Podridão Radicular (Rhizoctonia solani) e Mofo-branco (Sclerotinia sclerotiorum). O produto reduz a capacidade de instalação das doenças, favorecendo o desenvolvimento de raízes sadias que irão explorar melhor o solo.

Segundo Sousa, “é gratificante poder participar, mais uma vez, deste evento. Pensar em desenvolver o mercado de biológicos e nutrição de HF do Cerrado, sem a ajuda do IPACER, não seria possível”. Para participar, basta acessar o link: https://inovatech.ipacer.com.br/#inscricoes. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.