O custo ambiental de cultivar vegetais no deserto
CI
Imagem: Pixabay
MUNDO

O custo ambiental de cultivar vegetais no deserto

Mais de dois terços do território espanhol está em risco de desertificação
Por: -Leonardo Gottems

Desertos são ecossistemas complexos resultantes de condições áridas extremas. São ambientes frágeis onde os recursos básicos são escassos e onde as relações entre o ambiente e os organismos que o habitam mantêm um equilíbrio afinado. uso inadequado desses ambientes áridos produz uma degradação ambiental que é conhecida como desertificação. O uso inadequado desses ambientes áridos produz uma degradação ambiental que é conhecida como desertificação. 

Apesar da escassez de recursos no meio ambiente, nós os habitamos desde tempos imemoriais, adaptando a extração de recursos às capacidades do meio ambiente. Requer também amplo conhecimento do mesmo, bem como visão de longo prazo e sustentabilidade da exploração dos dois recursos. À medida que a desertificação aumenta com nosso maior conhecimento dos ambientes em que vivemos e com nossas capacidades técnicas, devemos concluir que o problema está em nossas perspectivas de lucro. 

Mais de dois terços do território espanhol está em risco de desertificação, o que significa que estamos expostos a perder grande parte dos nossos dois recursos naturais. Em muitos casos, conhecemos as causas imediatas desta situação, ou seja, como atividades humanas que provocam a desertificação do meio ambiente: ou sobrepastoreio, ou capina e expansão da agricultura intensiva com técnicas de irrigação que alteram a composição química de apenas colocá-los nas aquíferos de risco e hidrologia de uma região. 

Essas atividades têm um fator comum: envolvem mudanças drásticas no uso da terra, muitas vezes em grande escala. Essas mudanças perturbam o equilíbrio na entrada e saída de recursos do ambiente e as interações de dois organismos com ele. Para muitas espécies animais e vegetais perfeitamente adaptadas a ambientes áridos, essas mudanças não usam a terra em uma verdadeira perda de habitat em grande escala, ou têm consequências muito negativas na distribuição e persistência das populações naturais.  

  


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.