CI

O homem do campo de Santa Catarina

"Cerca de um milhão de catarinenses vivem no meio rural, aproximadamente 17% da população estadual"


Antonio Ceron - Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural

Santa Catarina é mesmo um lugar surpreendente. Embora tenha uma pequena extensão territorial, consegue abrigar a serra e o litoral, unir os imigrantes dos mais diferentes povos e equilibrar com maestria as diversidades econômicas e culturais de suas regiões. Nessa miscelânea de paisagens, sotaques e costumes; encontramos pessoas que trabalham incansavelmente para o desenvolvimento da agricultura e pecuária do nosso Estado: os agricultores, também chamados carinhosamente de colonos.

Este mês é especial para a agricultura, é em julho que encontramos pelo menos três datas comemorativas que homenageiam os trabalhadores rurais: nos dias 24, 25 e 28, respectivamente, instituiu-se o dia do suinocultor, do colono e do agricultor. Datas que valorizam esses homens, mulheres e jovens que vivem no campo e dedicam seus dias ao cultivo da terra e à criação de animais. Cerca de um milhão de catarinenses vivem no meio rural, aproximadamente 17% da população estadual, construindo suas vidas em meio às dificuldades, às intempéries e desafios econômicos. O trabalho árduo e silencioso dos agricultores coloca Santa Catarina em posição de destaque na produção agrícola nacional e faz do nosso Estado uma referência no agronegócio. Graças aos trabalhadores rurais somos os maiores produtores de alho, cebola, maçã e carne suína; além disso, estamos entre os três maiores produtores de arroz, fumo, carne de frango, banana e trigo. Dado que reitera a importância econômica do trabalho dos agricultores e suinocultores, que transformam nosso pequeno Estado em um gigante do agronegócio.

Mesmo com a aparente simplicidade daqueles que vivem no campo, é com eles que devemos aprender preciosas lições de vida como a valorização da família, a preservação dos costumes, a perseverança em seu trabalho, a sensibilidade no trato com os animais e a dedicação integral a terra. Parabéns a todos os colonos e suinocultores que vivem em Santa Catarina, e que se comprometem com o desenvolvimento desse Estado. Temos muito orgulho por contarmos com pessoas como vocês, que fazem de Santa Catarina um lugar ainda melhor!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.