CI

O peso médio do frango brasileiro abatido nos estados, conforme o IBGE



A compilação dos dados do IBGE relativos ao número de cabeças de frangos abatidas no decorrer de 2011 e ao volume de carne delas decorrente possibilitou ao AviSite elaborar o gráfico abaixo, no qual é mostrado o peso médio do frango abatido em termos estaduais e regionais.


Em nível estadual, o maior peso do frango abatido – 2,546 quilos – é registrado no Pará que, por sinal, é o único estado da Região Norte com abates definidos no levantamento do IBGE (Acre, Amazonas, Rondônia e Tocantins tiveram seus resultados “desidentificados”, pois contam com três ou menos estabelecimentos inspecionados; e Roraima e Amapá não têm inspeção nos abates). Em função disso, o Norte é também a Região com o frango de maior peso neste estudo.

No lado oposto e ainda em termos regionais, o frango mais leve é encontrado na Região Sul, a única a apresentar peso médio (2,122 kg) inferior à média nacional (2,162 kg). Isto é justificado, senão totalmente, pelo fato de o Sul ser o principal produtor e exportador de “grillers”, frangos com apenas duas a quatro libras de peso. E, neste caso, o destaque fica com o Paraná (peso médio de 2,073 kg) e o Rio Grande do Sul (peso médio de 1,907 kg), maiores exportadores brasileiros de frangos inteiros (no 1º trimestre de 2012, quase 60% de todo o frango inteiro exportado pelo Brasil).


Ressalve-se, de toda forma, que nem todo frango leve produzido no Rio Grande do Sul tem como destino o mercado externo: os gaúchos, assim como os cariocas, são grandes consumidores de galetos. Explica-se, pois, porque os frangos de menor peso são encontrados justamente no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro.



Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.