CI

O preço do frango resfriado; na União Europeia, nos EUA e no Brasil

Gráfico aponta a evolução dos preços internos do frango resfriado na União Europeia, EUA e Brasil


Foto: Pixabay

Abaixo, reprodução de gráfico publicado pela Comunidade Europeia apontando a evolução dos preços internos do frango resfriado na União Europeia (média ponderada de 26 países), EUA e Brasil.

O gráfico, abrangendo um período de 26 meses (janeiro de 2019 a fevereiro de 2021), mostra que a primeira onda da Covid-19 (março-abril de 2020) afetou sobretudo o frango norte-americano que, na ocasião, chegou a registrar preços inferiores aos do Brasil.

De toda forma, houve posterior recuperação, sem que, entretanto, se voltasse a alcançar os preços do início de 2019. Assim, em fevereiro o produto dos EUA obteve valor equivalente a 173,25 euros por 100 kg, abaixo, portanto, dos 200 euros/100 kg do início de 2019.

Não foi o que ocorreu com o frango resfriado brasileiro que, em fevereiro voltou a registrar valor muito similar ao do começo de 2019.

Porém, o melhor resultado fica com os europeus, que registraram o menor nível de oscilação nos 26 meses analisados. Em fevereiro seu frango resfriado foi comercializado por 196,93 euros/100 kg, quase dois mil euros por tonelada. Ou, na conversão para a moeda brasileira, mais de R$13 mil por tonelada.

Importante salientar que não cabem comparações entre os três representados, pois suas economias são bastante diferentes entre si. O que não impede de concluir que o produto brasileiro está tremendamente barato.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.