CI

O que está reduzindo o potencial das lavouras?

Projeções apontam para impactos das geadas nas lavouras de milho


Foto: Marcel Oliveira

A situação hídrica das lavouras, da parcela central do país, continuam desfavoráveis para o pleno desenvolvimento das culturas. Mesmo com as chuvas ocorridas nos últimos dias, os volumes não foram suficientes para garantir uma boa infiltração de água no solo.

No mapa abaixo, de umidade do solo, é perceptível as áreas com pouca água (destaques em vermelho). Essas áreas são mais pronunciadas no sul do MT, leste do MS, oeste de SP, grande parte do estado de MG e nas áreas produtoras do MATOPIBA. Por outro lado, a região sul, apresenta uma boa quantidade de água armazenada (áreas em azul), particularmente sobre SC.

Umidade do solo na camada de raiz (0-1m) medida por satélite no dia 14/05. 

Esse estresse hídrico, nas lavouras do cerrado, só não teve uma piora nas condições devido às chuvas que chegaram entre os dias 14 e 17 de Maio. Caso contrário, a restrição seria ainda maior, principalmente no noroeste de MG, centro e sul do GO, sudoeste do MA e oeste da BA.

Mesmo assim, as áreas com milho 2ª e 3ª safra, desde o norte do PR até o sul do MA e PI, estão enfrentando um baixo regime de chuvas e consequentemente, uma potencial limitação na produtividade final. 

Além disso, o cenário para os próximos dias preocupa, pois há outro fator limitante no desenvolvimento das culturas. A intensa massa de ar frio que vai subir pelo país, poderá levar geadas até o sul do MT e do GO. Essas geadas vão ocorrer entre os dias 17 e 20 de Maio, e vão restringir o potencial produtivo daquelas lavouras que se encontram em estádios mais sensíveis ao frio. 

Desta forma, o mapa de condições hídricas e de temperatura para as lavouras, elaborado pela Conab, apresenta agora áreas com previsão de restrição devido às baixas temperaturas e risco de geadas. 

A situação hídrica das lavouras, da parcela central do país, continuam desfavoráveis para o pleno desenvolvimento das culturas. Mesmo com as chuvas ocorridas nos últimos dias, os volumes não foram suficientes para garantir uma boa infiltração de água no solo. Impactos das geadas no Milho 
De acordo com a engenheira-agrônoma Dra. Carina Oliveira, os impactos das geadas no milho são diferentes em diferentes estádios fenológicos da cultura. 

Estádios Iniciais - Se a planta estiver nova, entre os estágios VE e V2, provavelmente ocorrerá recuperação da planta. Até o estágio V2, o ponto de crescimento está abaixo do solo. Conforme a planta vai crescendo, a ocorrência da geada vai se tornando mais prejudicial.

Estádios iniciais - Se a planta estiver nova, entre os estágios VE e V2, provavelmente ocorrerá recuperação da planta. Até o estágio V2, o ponto de crescimento está abaixo do solo. Conforme a planta vai crescendo, a ocorrência da geada vai se tornando mais prejudicial. A geada na cultura do milho afeta principalmente as folhas jovens. Nelas, há maior quantidade de água e menor quantidade de sais.

Estádios até 6 folhas - Se a planta se recuperar nos estágios vegetativos até 6 folhas, ocorrerá diminuição de 10 a 25% da produção, devido à diminuição da fotossíntese. Além disso, pode ocorrer redução do crescimento da planta. Isso reduz o tamanho das espigas devido ao menor acúmulo de fotoassimilados.

Estádio de embonecamento - Se a planta estiver no estágio de embonecamento (quando o pendão e os estilos-estigmas, ou cabelos, estão aparentes), a ocorrência de geada afeta diretamente a produção de grãos, devido à má fecundação.

Estádio de enchimento de grãos - Também pode acontecer a perda de grãos por geada, caso os grãos ainda não estejam bem formados. Para o enchimento dos grãos, as folhas produzem fotoassimilados e encaminham os nutrientes para os grãos. Devido à redução da área foliar, os grãos ficam pequenos e mais leves, o que reduz a produtividade do milho.

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.