CI

O que produz a "famosa geração belga"

País da cerveja trappiste produziu, em 2016, quase 2.287.000 toneladas de cereais


Nunca se falou tanto na famosa geração belga do que durante essa copa do mundo de 2018. Jovens jogadores (e outros nem tanto) que se destacam no cenário internacional de clubes vêm encantando o mundo e provocando um pouco de dor de cabeça no seu adversário nas quartas de final dessa sexta-feira (06.07), o Brasil. Se nos gramados a Bélgica está chamando tanta atenção quanto o próprio "País do futebol", nos campos aráveis da agricultura a história é um pouco diferente. 

Com uma área de 30.520 quilômetros quadrados (pouco menos que o estado de Alagoas) e aproximadamente 11 milhões de habitantes, o volume agrícola produzido pelos belgas é bastante inferior ao brasileiro - se diferenciando bastante do volume de jogo proposto por Hazard, Lukaku e companhia.

De acordo com estatísticas produzidas pelo portal de buscas Knoema, que faz um cruzamento de dados disponíveis em portais públicos e privados, a Bélgica não é autossuficiente na área agrícola. Totalmente diferente de sua mundialmente conhecida cerveja, que possui mais de 1500 variações e estilos. 

As estatísticas apontam que a Bélgica produziu aproximadamente 2.287.000 toneladas de cereais em 2016 divididos em 327 mil hectares, sendo que mais de 1 milhão de toneladas são de trigo, 480 mil de milho e 345 mil toneladas de cevada - a maioria destinada a produção da aclamada cerveja. Diferente do Brasil, os belgas se destacam na produção de cultivos para consumo doméstico: enquanto em 2016 foram produzidas quase 3.500.000 toneladas de raízes e tubérculos, por exemplo, a produção primária de oleaginosas não bateu a casa das 20 mil toneladas. 

Na pecuária, o país produziu quase dois milhões de toneladas de carne em 2016, sendo que cerca de um milhão de toneladas são de carne de porco, 461 mil toneladas de aves e 280 mil toneladas de carne bovina ou bubalina. A produção primária de ovos ficou na faixa de 187 mil toneladas, além de quase 4 milhões de toneladas de leite naquele ano. 

Se na agricultura a Bélgica não consegue grau de comparação com o Brasil, devido a sua área produtiva infinitamente menor, no futebol os belgas querem confirmar o valor da sua "famosa geração". Caso não dê certo, que venham as cervejas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.